Oodrive foca no storage de arquivos pesados. Foto: Shutterstock.

A Oodrive, empresa francesa do segmento de compartilhamento e gestão de arquivos de tamanhos elevados, anunciou esta semana a sua chegada ao mercado brasileiro.

Com 14 anos de mercado e cerca de 14,5 mil clientes e mais de um milhão de usuários na Europa e Ásia, a companhia registrou em 2013 um faturamento de € 28 milhões, com clientes em setores como indústria, construção civil e bancos, entre outros.

Com foco em segmentos como agências de marketing e publicidade, a empresa chega ao Brasil trazendo serviços dedicados para quem precisa compartilhar arquivos pesados de qualquer espécie.

De acordo com a multinacional, as tecnologias da companhia foram desenvolvidas na Europa, mas todos os servidores e storages estão localizados no Brasil. A empresa não revelou em qual centro os dados ficarão, mas destacou uma disponibilidade de 99,8% da plataforma.

Especificamente para o segmento da comunicação, a empresa oferece a solução Mediawaz, para compartilhamento de arquivos e trabalho colaborativo entre todos os envolvidos nas tarefas, incluindo clientes e fornecedores dos departamentos internos de publicidade e agências.

Para Julian Herbert, diretor geral da companhia no Brasil, as opções disponíveis no mercado atendem apenas parcialmente as demandas das agências, mas sem a sofisticação da Oodrive, no que se refere à segurança, intuitividade, compartilhamento, fluxo de aprovação e alçadas dos usuários e a pré-visualização de arquivos.

"Sabemos da importância do compartilhamento de arquivos para os departamentos internos e agências de comunicação e procuramos oferecer o que há de mais rápido, intuitivo e seguro”, afirma Herbert.

Executivo da Oodrive desde 2010, Herbert atuava na França como diretor de desenvolvimento para novos negócios da marca. Agora o desafio é tocar a empresa em terras brasileiras, em que a companhia fez uma avaliação criteriosa das necessidades do mercado local.

“Pesquisamos bastante e chegamos a alternativas que realmente conferem segurança e agilidade a esse segmento. Na Europa e na Ásia, principalmente, esse serviço em plataforma dedicada já é usado por cerca de 60% dos clientes da área de comunicação atendidos pela Oodrive, e agora, departamentos internos de publicidade e agências brasileiras já podem desfrutar desses benefícios”, destaca o diretor.