Supply Chain é uma atividade complexa. Foto: Singkham / Shutterstock

A Neogrid fechou um acordo com a PC Sistemas pelo qual os seus clientes do software de  Distribution Intelligence (DI) poderão ter informações sobre seus produtos quando estes estiverem nos armazéns de distribuidores clientes da PC.

Atualmente, segundo a Nielsen, 51% das vendas da indústria são feitas por meio do distribuidor (canal indireto), enquanto 49% são realizadas via médios e grandes varejos (canal direto). A PC Sistemas já atende mais de 40% dos distribuidores.

“Este acordo suporta nossa estratégia de ampliar a gestão de negócios de nossos clientes, atendendo toda a sua cadeia de abastecimento e aumenta a complementariedade de soluções com a maior empresa de supply chain do Brasil”, afirma Leonardo Barros, diretor de marketing e novos mercados da PC Sistemas.

A solução já está disponível ao mercado e oferece agora mais agilidade na implementação de novos distribuidores, já que o compartilhamento dos dados foi simplificado com esta parceria.

O DI oferece às indústrias ferramentas que auxiliam na redução de rupturas e aumento da disponibilidade de produtos nos pontos de venda, tratando níveis e excessos de estoques, devolução de produtos, estoques virtuais, tendências e dias sem vendas (demanda média).

“Este movimento tem como alvo melhorar o relacionamento entre o distribuidor e a indústria por meio da colaboração, permitindo o acompanhamento e balanceamento de estoques com base no real consumo dos produtos”, ressalta Ricardo Gonçalves, diretor de marketing da NeoGrid.

A nota das empresas não menciona esse fato, mas certamente a aproximação foi facilitada pela aquisição da PC pela Totvs, ainda em janeiro de 2013, por um valor inicial de R$ 80 milhões.

Miguel Abuhab, sócio controlador da Neogrid, foi o fundador da Datasul, adquirida pela Totvs, e é hoje membro do conselho de administração da empresa.

Ambas empresas mantém prédios lado a lado em Joinville e trabalham juntas em alguns projetos, sendo o último deles um centro de desenvolvimento de soluções de supply chain, o CEISupply.