Stakeholders podem estar em diferentes grupos. Foto: Shutterstock.

Totvs e SAP geram quase o mesmo valor para os stakeholders no Brasil (8,02 x 7,98, numa escala de 0 a 10).

Pelo menos, é o que afirma o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Tecnologia 2015, criado pela consultoria de estratégia corporativa DOM Strategy Partners.

Nos dois últimos anos, a Totvs apareceu ocupando o terceiro lugar, sempre com a nota 7,92. A SAP não figurava há dois anos no levantamento, iniciado em 2013. 

Além da Totvs e SAP, aparecem na lista de 2015 UOL (7,93, pequena alta sobre os do 7,64 ano passado), Microsoft (7,92, líder no levantamento desde o início, com 8,14 na última edição) e Stefanini (7,71, pequena queda frente aos 7,91 do ano passado).

A IBM, que com os 8,06 pontos do ano passado venceria tanto Totvs como SAP neste ano, não participou do levantamento.

Avaliar o valor produzido para os stakeholders, um grupo amplo que inclui clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade é uma tarefa complicada.

A DOM afirma que avalia a capacidade das empresas em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para o seu grupo de stakeholders, compostos por clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, pedindo a integrantes desses grupos para darem notas de 0 a 10.

De acordo com Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, o valor é produzido a partir da interação das empresas com os diferentes públicos, podendo ser tangível, como resultados financeiros e o desempenho da companhia, ou intangível, tal como a reputação da marca, que é fruto da credibilidade e imagem conquistadas. 

“No caso das companhias de TI, ações ligadas à inovação, como pesquisa e desenvolvimento de novas maneiras de se trabalhar, por exemplo, foram algumas questões de suma importância a serem avaliadas em relação ao valor dado para os seus públicos”, explica Domeneghetti.

Além do quesito inovação, a pesquisa avaliou mais 61 ativos para chegar ao resultado final, tais como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.