COMANDO

Oliveira, ex-Quest, assume MicroStrategy

10/12/2018 10:21

Companhia de BI parece estar em meio a uma sacudida no seu time latino americano.

Celso Oliveira, novo country manager da MicroStrategy.

Tamanho da fonte: -A+A

Celso Oliveira, ex-gerente geral da Quest para América Latina, acaba de assumir o cargo de country manager na MicroStrategy Brasil.  

Oliveira assume no lugar de Cynthia Bianco, que esteve no cargo por sete anos, saindo em outubro.

A MicroStrategy parece estar no meio de uma sacudida geral na sua operação latino americana (além do Brasil, a empresa está ainda em Argentina e México). 

Um pouco antes de trocar o comando no Brasil, mudou também o VP para América Latina: em outubro saiu Flávio Bolieiro, responsável por abrir a operação no Brasil em 1999, ex-country manager Brasil e desde 2007 VP.

Semanas depois foi anunciado para o cargo Amaury Gallisa, ex-VP para vendas na América Latina da Micro Focus.

Ambos tem um perfil parecido, com mais de 20 anos de experiência e passagem por diferentes multinacionais da área.

Oliveira passou por cargos na área comercial da SAP, Oracle e Microsoft, antes de assumir a Quest Software no Brasil em maio de 2016, logo depois da Dell se desfazer da aquisição da empresa de segurança.

Gallisa é um executivo americano, mas com bastante experiência quando o assunto é América Latina. 

Além da HPE, passou também por cargos de VP para América Latina no negócio de software da Dell; de VP de canais mundiais da VMware e de VP para Americas da BEA Systems.  

Fundada em 1989, a MicroStrategy faz parte da primeira geração de empresas de Business Intelligence, junto com Business Objects e Cognos.

Mas, enquanto a Cognos e a Business Objects foram compradas por IBM e SAP, a MicroStrategy seguiu uma empresa independente.

O período de maior crescimento foi no começo dos anos 90. 

Em 2017, a receita foi de US$ 505 milhões, uma queda de 1,49%, mais uma em uma série de pequenos declínios desde 2015, quando a empresa caiu 8,62%. Nos últimos 15 trimestres, a empresa cresceu em três.

A última grande novidade no segmento foi a ascensão nos últimos anos de players voltados a abordagens simplificadas de análise de dados, com softwares mais simples de implementar como Qlik e Tableau.

A MicroStrategy compete nos dois flancos, com produtos em nível “corporativo” e na nova abordagem “self service”.

“É claramente um momento crucial no mercado de business intelligence e de analytics. A nova versão da nossa plataforma terá tecnologias de realidade aumentada, inteligência artificial, recomendações inteligentes, linguagem natural e voz. Afinal, liderança, inovação e foco são pontos que nos diferenciam”, garante Gallisa.

Veja também

EXCLUSIVO
Gallisa é o novo VP da MicroStrategy

Amaury Gallisa atuava como VP para vendas na América Latina da Micro Focus.

CARREIRA
Iannone assume Qlik na América Latina

O profissional será responsável por mercados como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

ANALYTICS
Avon: Microstrategy em portal B2B

A companhia, com 60 anos de atuação no Brasil, fatura, em média, 150 mil pedidos por dia.

OEM
Senior terá análise Qlik integrada

A análise de dados é ofertada como uma funcionalidade extra dentro dos sistemas de gestão da Senior.

DATA DISCOVERY
Microstrategy divide liderança com Tableau

Pesquisa do BARC Score Data Discovery aborda o mercado das ferramentas de self-service BI.

MOVIMENTO
Goulart, ex-Discovery, assume TI da Portinari

Empresa é uma das grandes companhias do setor de cerâmicos do país.

BI
Studio Z adota Qlik com Toccato

A solução de BI está em uso nas áreas comercial, de logística e de operações.

TOCCATO
Wurth adota BI com Qlik

A Wurth adotou soluções da Qlik em setores como vendas, RH, estoque, financeiro e contabilidade.

TOCCATO
Comercial Zaffari adota Qlik Sense

A responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto foi a H2J, canal de vendas da Toccato.