EXCLUSIVO

Lyon Engenharia gerencia obras com Construtivo

10/12/2020 17:13

Companhia acompanha cerca de 60 projetos simultaneamente.

Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Lyon Engenharia, especializada em serviços de gerenciamento e inspeção de grandes obras, adotou soluções da Construtivo, empresa de TI especializada em engenharia, para reorganizar seus processos e padronizar sua metodologia.

A companhia precisava de uma solução de gestão para controlar, de forma integrada, as atividades das obras que acompanha, o que significa, em média, 60 projetos ocorrendo simultaneamente.

Seu desafio era criar um processo mais dinâmico para que as informações fossem disponibilizadas de forma transparente, em tempo real e sem falhas ou duplicidade.

Isso porque os principais atributos de sua prestação de serviço envolvem o acompanhamento da execução, que está diretamente relacionado ao prazo das obras e ao controle da qualidade dos materiais aplicados.

Para isso, a empresa optou pelo Colaborativo, solução de gestão de documentos na nuvem que foi customizada de acordo com os parâmetros que a Lyon definiu, junto ao aplicativo móvel Diário de Obra, ambos fornecidos pela Construtivo.

“Vimos no Colaborativo o diferencial de um sistema que pode ser adaptado de acordo com as nossas necessidades específicas. Ganhamos automatização, agilidade e velocidade na tomada de decisão”, afirma Guilherme Turazzi Eid, gerente de contratos e suprimentos da Lyon.

O Colaborativo permite que tanto o cliente como o executor da obra possam acessar a ferramenta disponibilizada pela Lyon em tempo real para checar o andamento das atividades, das pendências ou simplesmente verificar os documentos relacionados ao serviço prestado. 

Já o Diário de Obra agiliza os apontamentos feitos durante a fiscalização, que são inseridos no sistema por meio de um aplicativo acessado pelo celular ou tablet, dispensando a necessidade de envio posterior dos dados, de digitalização e de reporte ao cliente por e-mail.

O aplicativo segue um roteiro de fiscalização padronizado, o que, segundo a empresa, evita falhas na checagem. Os registros de conformidades e não conformidades são atualizados pelos fiscais em tempo real e, instantaneamente, ficam disponíveis no Colaborativo. 

Anteriormente, esses dados demoravam cerca de uma semana para serem processados nos sistemas que a empresa utilizava, pois não eram integrados. Agora, as informações ficam disponíveis no minuto seguinte à verificação.

“Como resultado, seus clientes passaram a ter mais confiança em seus serviços, pois enxergam uma companhia que domina seus processos, suas informações e ainda garante que cada empreendimento está sendo executado de acordo com o que foi contratado”, afirma Marcus Granadeiro, CEO da Construtivo.

A Construtivo foi fundada em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander. Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, a empresa atende a mais de 40 mil usuários em 100 clientes, como UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto e CTG Brasil.

Fundada em 2004, a Lyon Engenharia tem sede em Belo Horizonte e filiais nas capitais Vitória, Rio de Janeiro e São Luís, além das cidades de Cubatão, em São Paulo, e Parauapebas, no Pará. A empresa atende clientes como Vale, Gerdau, Votorantim, Alcoa e VLI.

Veja também

CONTROLE
XMobots: segurança na TI com BluePex

Companhia brasileira de drones monitora rede e controla ativos com solução.

COTIDIANO
Compre mais um microondas para a firma

Funcionários devem comer mais nas empresas, aponta pesquisa da VR.

CONTROLE
Grupo Koch: tecnologia de olho no caixa

Monitoramento do PDV em piloto diminui perdas em alguns itens em até 76%.

VAREJO
GPA: upgrade na logística com Manhattan Associates

Gigante do varejo adotou um pacote completo incluindo TMS, WMS, LMS e SCI.

MÃO DE OBRA
IA: Brasil terá que requalificar 22% até 2030

Adoção de inteligência artificial deve transformar mercado, aumentando as vagas que exigem alta qualificação.

LIDERANÇA
Patroni, da MGA, assume Software by Maringá

Entidade quer transformar cidade paranaense em polo de TI nacional.

CELULARES
Trocafone levanta R$ 30 milhões

Sétima rodada de investimentos contou com os fundos Barn Investimentos, Bulb Capital e Wayra.

NOMES
Randon e 4all anunciam fintech

A nova R4 atenderá o segmento de logística e transportes a partir de 2021.

ATUALIZAÇÃO
99 lança novo aplicativo com realidade aumentada

Plataforma também terá integração com o Google Street View e rendimento na carteira digital.

FORMAÇÃO
FIA lança aplicativo para cursos on-line

Plataforma desenvolvida pela UOL Edtech é mais um passo na pós-graduação e MBA digitais.