Ferramenta já possibilitou 304 atendimentos por vídeo. Foto: divulgação.

A Prefeitura de Gravataí, município com cerca de 280 mil habitantes localizado na região metropolitana de Porto Alegre, adotou o atendimento por vídeo nos serviços públicos com a IPM Sistemas, catarinense especializada em soluções de gestão pública digital em nuvem.

Integrada ao sistema de gestão já utilizado pela administração municipal, a solução foi inicialmente implantada na Secretaria Municipal da Fazenda, em julho de 2020, e já possibilitou 304 atendimentos por vídeo.

No órgão, há 10 fiscais tributários atendendo remotamente e, por vídeo, é possível tirar dúvidas ou encaminhar demandas sobre IPTU, ISS, ITBI e nota fiscal eletrônica. 

Para utilizar a ferramenta, os cidadãos fazem um agendamento on-line e acessam uma sala virtual. No atendimento, os servidores podem verificar documentos, esclarecer dúvidas e encaminhar soluções.

Segundo a prefeitura, os resultados positivos levaram o município a ampliar o uso para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde a solução agora é utilizada como auxiliar na gestão de recursos humanos.

"A digitalização de processos, que já vinha ocorrendo em todo o Brasil, especialmente na iniciativa privada, ganhou muita força durante a pandemia e a tendência é acelerar ainda mais, pois todos perceberam que utilizar tecnologia pode de fato melhorar o serviço público", destaca Aldo Mees, sócio-diretor da IPM Sistemas.

Nos primeiros dias de dezembro, a cidade também lançou o agendamento on-line de consultas no serviço municipal de saúde. 

Através de um aplicativo, o cidadão pode marcar a consulta de uma semana para a outra, como ocorre no processo tradicional, escolhendo o médico, a data e o horário. O médico, por sua vez, pode consultar o histórico do paciente e toda a sua agenda do dia de forma digital.

Em 2019, quase 76 mil processos foram exclusivamente digitais em Gravataí e, nos últimos meses, a Secretaria da Fazenda e a Procuradoria do município zeraram a fila de expedientes e processos que estavam pendentes nos dois órgãos.

Fundada em 1996, a IPM Solutions possui seu centro de tecnologia na cidade catarinense de Rio do Sul e sede administrativa em Florianópolis. A empresa atende todo território brasileiro e conta com mais de 300 colaboradores.