UOL lança nova divisão de cloud. Foto: divulgação.

O UOL e a UOLDiveo anunciaram nesta terça-feira, 11, o lançamento do UOL Cloud, divisão de negócios do grupo dedicada a oferta de serviços de infraestrutura na nuvem.

Com o novidade, o UOL ofertará produtos como armazenagem de dados, backup e segurança da informação em nuvens privadas ou públicas, que ficarão hospedadas em data centers do da própria empresa, em vez dos clientes terem o gasto de criar infraestruturas próprias.

Segundo informação do Valor, o investimento no novo negócio não foi aberto, mas é um movimento agressivo para entrar na competição com gigantes como Amazon Web Services, que estão crescendo no país.

Conforme dados da Frost & Sullivan, o mercado de infraestrutura na nuvem cresceu 52,2% no país em 2013, para US$ 128,2 milhões. A líder é a AWS, seguida de Tivit, UOL e Locaweb.

O UOL Cloud é resultado de uma soma de forças das duas divisões do grupo, reunindo infraestrutura e equipes na formulação de uma nova oferta.

Cerca de 200 desenvolvedores de software e a equipe de segurança do portal, além da equipe e da infraestrutura do UOL Diveo participaram do processo.

Antes disso, o UOL já oferecia software e serviços web para pequenas e médias empresas, com uma carteira de cerca de 200 mil empresas. Já o Diveo atendia clientes corporativos de grande porte com ofertas de infraestrutura e serviços cloud.

Entre os cerca de 3,6 mil clientes da UOL Diveo estão nomes como UBS Pactual, Petrobras e BM&FBovespa.

A capacidade de armazenagem de dados do UOL Cloud é de 14 petabytes (14 milhões de gigabytes), disponíveis em centros de dados em São Paulo e Barueri (SP).