Cooperativa agrícola adota VMware. Foto: divulgação.

A Cooperativa de Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) adotou soluções da VMware para reforçar a segurança de seu ambiente de TI, investindo em sistemas de recuperação de desastre.

O projeto é uma continuação do que a companhia iniciou em 2010, quando iniciou a modernização de seu parque de TI, virtualizando o data center e criando um site de contingência para suas operações.

A nova implementação consistiu na adoção do VMware vSphere with Operations Management vSOM e VMware vCenter Site Recovery Manager. O objetivo da empresa foi de garantir proteção do investimento, além de aumentar a disponibilidade operacional, aproveitar a capacidade instalada e se proteger de desastres.

O monitoramento do desempenho e a gestão de todo o parque de TI virtualizado em dois hosts contingenciados é agora realizado por meio de nuvem privada. O projeto foi conduzido pela Safetyware, canal da VMware em São Paulo.

Segundo a cooperativa, o desafio era aumentar a disponibilidade operacional. Faltavam recursos em sua estrutura tecnológica, que estava limitada, para atender novas demandas de negócios. Havia também urgência em instalar uma solução que garantisse alto nível de disponibilidade operacional.

De acordo com Antonio Vitor Moretti, gerente de TI da Copercana, a aceitação do projeto se deu de forma natural, já que a companhia já usava anteriormente tecnologias da VMware.

"Agora dobramos a capacidade de processamento de nossa rede e ganhamos muito mais espaço físico e eficiência energética", explica o gerente.

Em um primeiro momento, o melhor resultado percebido pela equipe de TI da Copercana foi o aumento significativo do poder de processamento e de gestão do data center. A economia de energia e de espaço físico para acomodar o parque instalado é outra vantagem apontada por Moretti.

"Além desses pontos, contou muito o cumprimento do cronograma de implantação e a superação de nossas expectativas", comenta o gerente, que já prevê aumentar a base de servidores virtuais à medida que a demanda exigir.