Automatização correta da sua área fiscal é extremamente relevante. Foto: Pexels.

Uma pesquisa feita pela organização internacional Endeavor apontou que 86% das empresas brasileiras estão com algum tipo de irregularidade perante os órgãos de controle. 

As pendências incluem, principalmente, atrasos no pagamento de impostos ou não cumprimento de exigências das prefeituras ou da Receita Federal. 

O estudo aponta ainda que na indústria 92% das empresas não estão completamente regularizadas. O levantamento foi feito a partir de uma amostra de 2.550 companhias em todos os estados brasileiros.

Entre os principais motivos para os altos índices de irregularidades, que podem trazer muita dor de cabeça para os empresários, estão:

A complexidade da legislação – O Brasil é um país bastante burocrático e, muitas vezes, as empresas não conseguem acompanhar mudanças tão complexas;

Prazos – Com tantos prazos, também é bastante comum as companhias não os cumprirem;

Inconformidade nos dados – Muitas empresas no Brasil ainda não possuem uma visão analítica de seus negócios e acabam por pecar pela falta de conhecimento sobre a própria companhia;

Recolhimento incorreto de tributos – O recolhimento incorreto de tributos pode gerar um passivo significativo para a empresa, principalmente em razão da necessidade de pagar multas e juros;

Inadequação na codificação de mercadorias – A codificação das mercadorias gera diversas dúvidas nos gestores, principalmente quando eles não contam com um software eficiente. E a codificação incorreta dos itens comercializados implica o pagamento incorreto de tributos;

Falta de um software de gestão – Independente do tamanho do negócio, é difícil controlar todas as questões do setor contábil sem ter um software de gestão adequado.

Solução

Os profissionais da ITS podem fazer uma análise do setor contábil/fiscal da sua empresa, podendo identificar problemas e sugerir as melhores soluções, seja com adequações dentro do próprio software SAP que o cliente possui ou com a sugestão de uma nova ferramenta. 

Lembre-se que a automatização correta da sua área fiscal é extremamente relevante para manter o seu negócio em dia com o Fisco e também evitar possíveis multas e despesas desnecessárias.