Fabricante global de persianas amplia carteira do MS Dinamycs. Foto: divulgação.

A divisão latino-americana da Hunter Douglas, fabricante de revestimentos para janelas, persianas e forros para casa, contratou o Microsoft Dynamics AX para unificar uma plataforma de gestão que operava com oito ERPs diferentes, um por país onde a empresa tem atuação.

A implantação do AX, conduzida pela AlfaPeople,  já foi concluída no Chile e México, onde soma 400 usuários, e está em curso no Brasil e Argentina, de onde seguirá para  Colômbia, Venezuela, Peru e Panamá.

Atté 2016 a meta é que todos os cerca de 1,3 mil colaboradores da Hunter Douglas América Latina utilizem o ERP da Microsoft em tarefas relacionadas ao atendimento ao cliente, contabilidade, produção, vendas, operações, logística e inventário.

“Trabalhar com oito tecnologias diferentes tornava o processo manual, o que atrasava o envio das encomendas para a fábrica e dificultava a entrega dos produtos dentro do prazo prometido”, explica Gustavo Mattedi, gerente Regional de TI e de Operações da Hunter Douglas América Latina.

Segundo ele, com a plataforma anterior, mudanças nas preferências dos clientes a respeito de cores e outras características dos produtos, por exemplo, podiam se tornar um problema, já que são solicitações que demandam respostas rápidas, o que não era possível pois havia dificuldade na comunicação entre países, compartilhamento de relatórios, entre outras.

"Nosso software de manufatura devia ser um facilitador de negócios e não estava sendo", diz Mattedi. “Há tremendas variações em como as pessoas pensam e trabalham em oito países e oito culturas. Hoje, as áreas de negócios de toda a empresa são na implantação”, comenta.

Mesmo estando na metade da adoção do Dynamics AX, o gerente já relata benefícios sentidos na empresa.

"No Chile e no México, temos melhorado o controle do estoque para produtos feitos sob encomenda e outros processos de produção, respondendo rapidamente às mudanças dos clientes", comemora.

Além disso, segundo ele, ao automatizar um processo que costumava ser feito à mão, o configurador de produto ajudou a empresa a aceitar um pedido e enviá-lo para a fábrica no mesmo dia.

"Temos alguns produtos que estão sendo entregues em apenas três dias, como prometido”, conclui Mattedi.

Multinacional holandesa que comanda mais de 167 empresas nas divisões de produtos e projetos arquitetônicos, com mais de 17 mil funcionários em todo o mundo, a Hunter Douglas teve faturamento de US$ 2,445 bilhões em 2010, segundo o site NewsLog.

O cliente encorpa a carteira da linha Dynamics, que, conforme dados da Microsoft, tem mais de 350 mil clientes globalmente, mas não costuma despontar, pelo menos na divisão de ERP, com tanta força no Brasil.

Tanto que no fim do ano passado, quando lançou a versão Microsoft Dynamics ERP AX 2012 R2, a companhia destacou atualizações focadas na adequaçaõ do sistema a legislações tributárias - o que faz a diferença com “D” maiúsculo quando se fala em um cenário de impostos e obrigações fiscais como o brasileiro.

A Microsoft não revela números locais, mas no lançamento do R2 divulgou ter mapeado um mercado de aproximadamente 400 mil empresas sem ERP ou dispostas a adotarem tais sistemas no país.

Por aqui desde 1989, a subsidiária nacional da multi norte-americana de software atende por meio de 14 escritórios regionais, que fornecem soluções diversas para mais de 18 mil empresas.