Sede da Coamo no Paraná. Foto: divulgação.

A paranaense Coamo Agroindustrial, maior cooperativa agrícola da América Latina, com unidades localizadas no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, reformulou a sua gestão orçamentária com a implantação da solução TM1, da IBM.

O software, implementado em novembro em um projeto realizado por uma equipe da Big Blue e da cooperativa, acelerou o período de planejamento e análise do orçamento de 60 para 30 dias.

Segundo a Coamo, a implantação do TM1 partiu da necessidade companhia em ter um planejamento orçamentário robusto, mais rápido, flexível, de fácil manutenção e que realizasse análises e revisões periódicas dos seus dados financeiros.

O último ciclo orçamentário, acompanhado pela equipe da IBM, atingiu os objetivos da Coamo, já que o Cognos TM1 permitiu a todas as 116 unidades da cooperativa, além das áreas de indústrias, terminal portuário e de apoio, acesso simultâneo à solução.

Desta forma foi possível concluir a contribuição em apenas 2 semanas, restando 2 semanas para a equipe de custos e orçamentos compilar as informações e criar análises. A solução foi integrada com o sistema de gestão da Coamo.

Segundo Antonio Sergio Gabriel, Superintendente Administrativo da Coamo, o TM1 permitiu um ciclo de revisão mais flexível, possibilitando correções eventuais em desvios do curso orçamentário.

"Tabalhávamos em um cenário onde as diferentes unidades de negócios tinham que se dividir em turnos para acessar o sistema, que suportava apenas 30 usuários simultaneamente. Hoje, temos possibilidade de acesso simultâneo ilimitado”, comenta o gestor.

Para Fabio Pederoda Fogaça, consultor de Business Analytics da IBM Brasil, a implantação é de grande valia para uma empresa como a Coamo, devido ao fato de que o setor agrícola é um dos que mais sofrem os reflexos das variações de preços em épocas de safra.

"Para esses fatores não influenciarem negativamente nos negócios das cooperativas é essencial contar com um ambiente analítico que seja capaz de gerar processos financeiros e orçamentários com o máximo de precisão”, diz Fogaça.

Com sede em Campo Mourão, no Paraná, a Coamo possui 116 unidades localizadas em 67 municípios localizados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Fundada há mais de quatro décadas emprega, hoje, ela emprega mais de 6 mil profissionais. 

A Cooperativa atua no fornecimento de insumos, recebimento, beneficiamento e armazenagem de grãos, contando também com indústrias de esmagamento de soja, refinaria de óleo, fábrica de margarinas e gorduras, fiações de algodão, torrefação de café, moinho de trigo e terminal portuário.