Lumia 820 é um dos aparelhos da Nokia que podem ter desconto. Foto: divulgação.

No embalo da medida publicada pelo governo federal, prevendo a desoneração dos impostos do PIS e Cofins dos smartphones, a Nokia divulgou a lista de seus aparelhos que se enquadram nas exigências do Ministério das Comunicações para receber o desconto.

A fabricante finlandesa divulgou sete modelos que poderão receber o desconto nas alíquotas - um total de 9,25% - que segundo o governo, deverá chegar aos consumidores até o dia das mães, em maior.

Entre os aparelhos que serão beneficiados com a isenção de impostos no preço final, a partir de hoje, estão modelos da família Nokia Lumia, incluindo o recente Lumia 820, aparelho com conectividade 4G e linha Asha.

Os aparelhos da Nokia que poderão receber o desconto são os Lumia 820, 720, 620, 520, 710 e o Nokia Asha 302 e 311.

Para Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais da Nokia, a medida é positiva para o setor e tem um caráter social, fazendo os consumidores adquirirem smartphones oficiais por preços menores.

"Além de beneficiar diretamente os usuários com a redução de preços, contribuirá com a inclusão digital e o combate à pirataria”, observa.

Com sua base de telefones ancorada no sistema operacional windows Phone, da Microsoft, a empresa luta para recuperar sua presença no mercado, dominado pela Apple (iOS) e Samsung (Android).

Em 2012, a companhia manteve a posição de segunda maior fabricantes de telefones do mundo, atrás da Samsung, com um fatia de 22,5% no mercado de celulares. No entanto, a companhia fechou o ano com um prejuízo de € 2,3 bilhões.