Telefônica corta seus preços da banda larga. Foto: flickr.com/photos/N000@2

A Telefónica anunciou cortes da ordem de 25% em seus pacotes de banda larga por fibra óptica na Espanha. O anúncio da redução será oficializado na próxima segunda-feira, 18, e derrubará o preço do serviço para menos de € 30 mensais durante um ano.

A decisão da empresa ressalta a situação complicada do mercado espanhol e a alta disputa no setor de telecomunicações, com a crise financeira que tornou o mercado mais competitivo nos últimos meses.

No país, a taxa de desemprego já atinge os 26%, obrigando boa parte dos consumidores a optar por serviços mais baratos, aponta a Reuters. Reagindo à tendência do mercado, as operadoras estão reduzindo seus preços para manterem suas fatias no mercado.

No caso da Telefónica, fundada em Madri, manter sua força no mercado espanhol é uma questão de honra, já que boa parte de seu faturamento europeu vem de seu país-natal.

No entanto, concorrentes da Telefónica como France Telecom e Vodafone também suas estratégias para atrair o consumidor espanhol.

A duas companhias anunciaram em março que vão construir uma rede de fibra óptica conjunta na Espanha para levar banda larga com alta velocidade para 6 milhões de residências.

Além disso, a unidade local da France Telecom, Orange Espanha, informou na segunda-feira, 08, que lançou a própria oferta para Internet de fibra óptica, com velocidades de até 100Mbps e serviços de telefonia por € 25,9 mensais durante um ano.

O objetivo da Orange de atender cerca de 100 mil residências antes do segundo semestre.