A Sapura, empresa de navegação marítima, adotou o armazenamento em cloud da Mandic. Foto: Divulgação.

A Sapura, empresa brasileira de navegação marítima, adotou a tecnologia de armazenamento em cloud da Mandic

Uma das inciativas do projeto consiste em criar e disponibilizar materiais de business intelligence para gerentes. Além disso, a empresa passou a fornecer acesso online aos contracheques dos funcionários.

A busca pela solução de cloud foi iniciado pois esses projetos não poderiam ser desenvolvidos pois o servidor interno estava próximo de sua capacidade de armazenamento.

Segundo Nelson Carmelinho, gestor de TI da Sapura, o maior benefício é ter uma solução escalável, além da economia considerável. 

“Com a Mandic conseguimos uma solução que se molda de acordo com nossa demanda e, ao mesmo tempo, economizamos dinheiro. Começamos pequeno e aumentaremos o investimento conforme o necessário. Dessa maneira, é possível fazer um planejamento para 2 anos e ir investindo conforme o crescimento e sucesso dos projetos”, aponta Carmelinho.

O atendimento é outro diferencial da Mandic Cloud Solutions apontado pela companhia. Enquanto muitas empresas de cloud possuem atendimento fora do país, o da Mandic fica no Brasil. 

“Existem várias empresas internacionais provedoras de Cloud, mas por ser uma solução nova no mercado preferimos ter um suporte mais próximo, pois ainda temos muito o que aprender sobre esse serviço” destaca.

A Sapura é um dos principais players do mercado brasileiro de serviços submarinos. Atualmente, possui uma frota de três navios, que irá dobrar nos próximos anos.

A Mandic Cloud Solutions é focada na virtualização de data centers, provendo infraestrutura (IaaS) para as mais diversas aplicações na nuvem: e-commerce, CRM, ERP, backup, e-mail, disaster recovery, entre outras. 

A Mandic, capitalizada por um aporte de R$ 100 milhões da Riverwood em 2012 e outro de valor não revelado da Intel Capital no final de 2013, investiu em se tornar um player relevante de cloud computing no mercado brasileiro.

O faturamento em 2014 foi de R$ 50 milhões, uma alta de 66%. Com sede em São Paulo, a Mandic tem filiais em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro

A empresa tem 13 mil clientes, 6 mil servidores, mais de 1 milhão de contas de e-mails e 200 profissionais especialistas em cloud computing.