Baguete
InícioNotícias> Oliveira Trust: Fujitsu para armazenamento

Tamanho da fonte:-A+A

NUVEM

Oliveira Trust: Fujitsu para armazenamento

Júlia Merker
// quarta, 11/04/2018 11:30

A Oliveira Trust, que atua há mais de 25 anos no mercado financeiro, contratou produtos e serviços de infraestrutura da Fujitsu.

A Oliveira Trust contratou produtos e serviços de infraestrutura da Fujitsu. Foto: Divulgação.

O contrato inclui serviço de VPH Virtual Private Hosted (IaaS Cloud) e ambiente de produção para colocar os aplicativos no data center principal e, posteriormente, em um secundário, interligado para disaster recovery. 

Ambas as soluções são desenvolvidas pela Fujitsu, que possui seus data centers localizados no Brasil.

Nos últimos anos, a Oliveira Trust evoluiu seus serviços e ofertas, contando hoje com administração de fundos, custódia qualificada, consultoria na estrutura de operações, agente de garantias, registro de títulos e escrituração para o mercado de fundos e valores mobiliários.

Com isso, a empresa sentiu a necessidade de aumentar a capacidade de infraestrutura de maneira que os clientes externos pudessem ter acesso. 

No caso de serviços de custódia qualificada, por exemplo, a solicitação do cliente era feita previamente via e-mail ou carta, o que demanda muito tempo. 

Assim, a Oliveira Trust determinou que um ambiente em nuvem seria fundamental para tornar os comandos via web mais otimizados.

De acordo com Ismar Marcos, sócio-gerente responsável pela área de TI da Oliveira Trust, o alto volume de dados e informações exigiram da nova estrutura alta disponibilidade e também segurança: 

“Além dos data centers estarem localizados no Brasil, o que nos dá maior confiança com relação à segurança de dados, precisávamos de uma empresa que nos oferecesse suporte, com possibilidade de teste de continuidade e contingência, e apresentasse boa performance, pois nosso produto não pode ficar fora do ar. Encontramos tudo isso na Fujitsu”, detalha Marcos.

Após a migração dos dados para a infraestrutura em nuvem da Fujitsu, a empresa registrou aumento na velocidade do sistema e redução de investimento em equipamentos. 

“Se não pudéssemos contar com um monitoramento 24 horas para garantir a segurança, não existiria a menor possibilidade de abrir para a área externa. Hoje temos a tranquilidade de estar rodando dentro de um ambiente mais seguro”, afirma Marcos.

Internamente, o funcionamento em nuvem tem utilidade para a Oliveira Trust nos seus dois escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde o acesso aos servidores pode ser feito para facilitar o trabalho remoto.

A Oliveira Trust contratou ainda outros serviços da Fujitsu, como o atendimento de backup gerenciado e infraestrutura de software e cloud para a realização e armazenamento do backup em disco e o serviço de ambiente de desenvolvimento na VPH.

A Oliveira Trust possui hoje R$ 39 bilhões sob sua administração em fundos de investimento e R$ 31 bilhões sob custódia.

Júlia Merker