Marcos Mello, gestor de TI da Koin.

A Koin, fintech de meios de pagamento que viabiliza compras no boleto parcelado, contratou a Mandic como parte de um projeto para rever processos internos e investir na automação dos ambientes gerenciados na nuvem da Amazon Web Services (AWS).

A mudança foi necessária pois, há pouco menos de um ano, a equipe da empresa cresceu de 35 para 70 pessoas. Todas as áreas da empresa enfrentarem o desafio de suportar a estratégia de crescimento.

O principal impacto do trabalho iniciado em outubro de 2018 pela Mandic Cloud Solutions foi entregar uma infraestrutura flexível e escalável que atendesse à nova etapa de amadurecimento da empresa, que tem seis anos de mercado.

“Nós desburocratizamos alguns processos da Koin para ajudá-la a fornecer uma boa experiência na interface com a plataforma que é apresentada ao cliente final”, explica Mauricio Nakabayashi, scrum master da Mandic Cloud. 

O projeto já teve a primeira fase concluída, com a utilização de ferramentas como Terraform e Ansible para automação dos ambientes na nuvem e Jenkins e Maven para automação de deploys. A segunda etapa deverá ser concluída ainda neste mês. 

“Seguimos um fluxo contínuo de entregas, baseado em um modelo de desenvolvimento que permite fazer implantações rápidas e constantes, sempre que necessário, alinhados a uma gestão ágil”, diz Nakabayashi.

No total, foi necessário o envolvimento de dez profissionais (quatro da Koin e seis da Mandic) que atuaram direta e indiretamente em equipes técnicas e de negócios, organizados por funções multidisciplinares e autônomas para arquitetar, implantar, gerenciar e operacionalizar o projeto. 

Atualmente, a Koin possui uma base de 250 mil clientes e já realizou mais de 500 mil transações desde que foi criada. Em janeiro de 2018, a fintech recebeu um aporte no valor de R$ 15 milhões da Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial. 

Lojas virtuais como Melissa, Grendene, Fator 5, Multilaser e Vizcaya disponibilizam a opção de pagamento com a Koin.

A Mandic tem sede em São Paulo e escritórios em Maringá e Rio de Janeiro. A companhia atendeu 1 mil clientes em 2018 e conta com mais de 250 profissionais.