Sabrina Sciama, diretora de comunicação corporativa da Visa do Brasil. Foto: Divulgação.

A Visa acaba de lançar um chatbot no Facebook Messenger voltado para seu programa de educação financeira (Finanças Práticas). A ferramenta foi desenvolvida pela Smarters para atender a usuários que têm dúvidas relacionadas a finanças pessoais.

“Com o lançamento, integramos à agenda de inovação da Visa o nosso trabalho de responsabilidade social, que tem tido como pilar central a educação financeira. Com o chatbot queremos aproximar os conceitos fundamentais de finanças pessoais ao dia a dia dos usuários”, afirma Sabrina Sciama, diretora de comunicação corporativa da Visa do Brasil.

O chatbot simula um ser humano na conversação com as pessoas e já é usado em diversos atendimentos ao consumidor, utilizando inteligência artificial e processamento de linguagem natural.  

Com interação em tempo real, a ferramenta atende às principais demandas dos usuários no momento em que são apresentadas. 

“A educação financeira tem um impacto direto e positivo na economia de um país, ao formar cidadãos mais conscientes com seus gastos e responsabilidades. Por isso, estamos colocando à disposição de todos um robô preparado para responder sobre as mais diversas questões”, completa a executiva.

A Smarters foi fundada em 2013 e tem sede em São Paulo. Antes da criação do chatbot de educação financeira, a startup já teve contato com a Visa em um projeto da ShopFácil.com.

No ano passado, a empresa desenvolveu uma solução de atendimento no Messenger para o marketplace. Com a solução, os usuários que enviam mensagens para o ShopFácil pelo Facebook têm acesso a um atendimento que oferece os produtos desejados e promoções especiais. 

Dentro do projeto, a Smarters também integrou pagamentos para o ShopFácil pelo Messenger a partir de uma parceria com a Visa.

Pietro Bujaldon, um dos fundadores da ​​Smarters, já foi gerente comercial de três empresas de tecnologia: Samsung SNS, Cipher e SuaPesquisa.com.br, na qual implantou o modelo SaaS de comercialização em 2007.

Bruno Navarro, co-fundador e CEO da startup, também atuou como co-fundador e CEO da SiteBlaster de 2002 a 2008. A consultoria web desenvolveu o SuaPesquisa.com.br. Navarro também foi co-criador, CIO e sócio-investidor entre 2009 e 2011 do Caronetas.le.