Saul Schwan.

A Ação Informática acaba de contratar Saul Schwan, ex-executivo de canais e alianças da IBM, para assumir a posição de gerente de canais da empresa. 

A vinda de Schwan é uma tacada importante para empresa, uma das maiores parceiras da IBM na América Latina.

O executivo tem 20 anos de experiência no mercado de TI, toda ela dentro da IBM, onde passou por uma diversidade de cargos, a maior parte em posições ligadas ao desenvolvimento de canais. 

Desde 2008, Schawn trabalhou em contato direto com a Ação, durante o período no qual a empresa fez a aquisição da argentina Aktio e estruturou uma posição no mercado latino americano.

“Nosso objetivo é revigorar a operação de canais da Ação e preparar o parceiro para lidar com tendências que são transformadoras no trato com o cliente e com o próprio negócio”, diz Schawn, citando como áreas prioritárias computação em nuvem, big data, mobilidade e social.

Em 2013, a Ação faturou R$ 970 milhões, um crescimento de 20% frente aos resultados do ano anterior. Nas operações fora do Brasil, a alta foi de 40% e o faturamento chegou na casa dos US$ 100 milhões.

Para este ano, a previsão é cruzar a barreira do bilhão de faturamento. A empresa continua seu processo de expansão internacional: abriu neste ano esritórios no Perú e Equador.

As novas operações se somam às já existentes Uruguai, Chile, Colômbia e Argentina.

A Ação atua como distribudora de marcas como IBM, EMC, VMware, HP, Red Hat, Oracle, Software AG, HP e Attachmate.