Uma estação já existe em Porto de Galinhas. Foto: flickr.com/melystu

A SiliconReef, em parceria com o Instituto Cesar, vai instalar uma estação de carregamento solar na cidade de Recife. As estações oferecerão aos cidadãos o recarregamento de celulares, smartphones, MP3 e GPS.

A solução chegará na cidade pernambucana na próxima sexta-feira, 13. Porto de Galinhas e outras cidades no mundo já contam com a tecnologia, que utiliza energia limpa para recarregar os aparelhos.

A nova estação terá seis pontos de recarga, que podem ser usados simultaneamente. Cada ponto possui um tipo diferente de conexão. Eles foram projetados para atender os principais aparelhos do mercado, oferecendo proteção ao sol e a chuva. Além disso, a estação ofecere lugar para sentar e acesso reservado e facilitado para cadeirantes.

A energia solar capturada pelo sistema é transformada em energia elétrica e armazenada pela estação para que possa ser utilizada para recarregar os aparelhos durante a noite ou em dias nublados.

A tecnologia chegou a Porto de Galinhas no início deste ano e foi aprovada pelos usuários imediatamente. Em maio, a cidade sofreu um apagão que durou cerca de cinco horas. Neste período, a Estação de Carregamento Solar foi a solução para quem ficou com o celular sem bateria, por exemplo.

Inicialmente, a estação de carregamento solar atenderá os usuários do Recife Antigo durante dois meses. A partir desta sexta-feira, 13 de junho, a nova tecnologia estará disponível na Praça do Arsenal, na rua do Bom Jesus, em frente ao museu arqueológico.