SEGURANÇA E REDUNDÂNCIA

Aceco TI: data center e sala cofre para GRU

11/07/2013 13:04

Com área total de 500 m², a obra inclui centro de operação de redes e uma sala de crise. Investimento mira preparação do aeroporto para a Copa e Olimpíadas.

Guarulhos investe em data center com Aceco TI. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Aceco TI entrega até o fim deste mês um data center em sala-corre para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.  

Com área total de 500 m², a obra inclui centro de operação de redes e uma sala de crise. O investimento faz parte de um plano de R$ 3 bilhões que o GRU Airport anunciou para 2013/2014 em obras gerais, voltadas a preparar o terminal para as demandas da Copa do Mundo e Olimpíadas.

“O aeroporto é o primeiro do país a contar com uma sala-cofre, ambiente testado e certificado, que protege o data center contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, entre outros sinistros”, explica Jorge Nitzan, presidente da Aceco.

O diretor de TI do aeroporto, Luiz Ritzmann, explica que a tecnologia foi escohlida pela segurança e redundância que oferece.

“Considerando que Guarulhos funciona 24 horas por dia, precisávamos de um sistema robusto, que garanta uma operação sem interrupções e capaz de mitigar eventuais riscos”, destaca Ritzmann.

Para a Aceco TI, o projeto tem atraído mais oportunidades de negócios.

“Soluções voltadas para aeroportos, portos, ferrovias e rodovias é um mercado que cresce muito no Brasil atualmente. Nosso objetivo é expandir a experiência que temos no setor para toda a América Latina”, finaliza Nitzan.

TI A JATO
Os investimentos em TI vêm ganhando espaço no aeroporto de Guarulhos.

Há pouco, o terminal, que é o maior da América Latina, atendendo a  35 milhões de passageiros por ano, contratou 1 mil displays com o Airport Management System (AMS), sistema da SITA utilizado em mais de 125 aeroportos de todo o mundo.

O sistema permite rastrear, gerenciar e compartilhar informações entre a gestão do aeroporto e todos os seus skateholders, como companhias aéreas, alfândega, imigração e equipes de solo.  

A coleta de dados sobre locais de embarque e lacres de bagagens, por meio de um dispositivo com áudio automatizado e mensagens visuais, e a interação das diversas equipes sobre os dados também é possível, com recursos de colaboração em tempo real.

Além disso, possibilita sinalizar eventuais irregularidades operacionais, como falta de recursos ou voos que estejam atrasados em seu processo de turnaround.

O objetivo, segundo Ritzmann, é preparar o aeroporto para os milhões de visitantes esperados para a Copa do Mundo e Olimpíadas.

“O tráfego normal de passageiros deverá duplicar até 2022. Já estamos nos preparando para processar uma quantidade maior de passageiros, bagagens e carga de forma mais eficiente”, destaca o CIO.

Veja também

AEROPORTO
Com SITA, Guarulhos se prepara para Copa

Sistema permite cruzar dados sobre aviões, bagagem, check-in, segurança e outros, e a meta é estar disponível para a Copa. Vai dar tempo?

MEGA PROJETO
Aceco constrói Tier III da Sonda no Chile

Data center tem estrutura anti-terremoto e aproveita frio das geleiras para o resfriamento.

TIER III
Aceco constrói data center da Alog no Rio

Aceco vai construir primeira fase do data center no RJ, que terá área de 15 mil m² e deve estar concluída em junho de 2013.

PORTO ALEGRE
Aceco fará mega data center

Projeto em Porto Alegre reunirá as estruturas de informática do Hospital de Clínicas (HCPA), Centro Nacional de Supercomputação (Cesup) e Centro de Processamento de Dados da UFRGS (CPD-Ufrgs)

OPERAÇÃO TURBINADA
Aceco TI recebe aporte da GA

A Aceco TI, empresa paulista especializada em infraestrutura e manutenção de data centers, recebeu  um aporte do General Atlantic LLC por uma participação minoritária no negócio.

Não foi revelado o valor do aporte ou o tamanho da participação adquirida.

“Vamos criar as condições necessárias para acelerar ainda mais o crescimento da companhia no Brasil e na América Latina”, comenta Jorge Nitzan, presidente da Aceco TI.