AirFance testa tecnologia NFC. Foto:Philippe Garcia.

A Air France se uniu com Orange, Sita, Aeroporto Toulouse-Blagnac e Resa Airport Data Systems para oferecer uma experiência de embarque com a tecnologia Near Field Communications (NFC). 

Ao longo dos próximos seis meses, o aplicativo Touch & Pass vai permitir que um grupo de passageiros de voos da Air France de Toulouse-Blagnac para Paris-Orly usem seus smartphones na opção NFC, da Orange, desde a entrada no aeroporto até o embarque no avião.

A tecnologia vai permitir que os passageiros recebam automaticamente o cartão de embarque NFC em seus smartphones, utilizando o método de check-in de preferência. Através de toque no celular em leitores do aeroporto, os passageiros vão passar pelas diferentes etapas da viagem, incluindo faixas prioritárias no controle de segurança, acesso ao lounge e embarque.

O cartão de embarque vai ser lido automaticamente, mesmo com o telefone bloqueado ou sem bateria. Ao alavancar a especificação técnica desenvolvida pela Sita, o leitor da Resa pode recuperar o cartão de embarque correto, ainda que haja cartões de embarque múltiplos presentes no telefone. 

A Air France e a Orange vão convidar algumas centenas de membros Gold e Platinum Flying Blue da Air France para contar o que acharam do novo serviço. 

O teste vai acontecer até o dia 31 de dezembro de 2014, no voo econômico do Toulouse-Blagnac para o Aeroporto Paris-Orly.

O Toulouse-Blagnac é o quinto maior aeroporto da França em tráfego de passageiros, e é o principal aeroporto de negócios. Em 2013, o aeroporto transportou mais de 7,5 milhões de passageiros, um aumento de 0,1% em relação ao ano anterior. O Toulouse-Blagnac oferece serviços para 32 companhias aéreas com voos regulares para 16 localidades nacionais e 43 conexões internacionais.

A Air France, com a subsidiária regional HOP!, opera 1,5 mil voos diários da França para outros países da Europa e do mundo. Sua frota é composta de 350 aeronaves em operação.

A Orange é uma operadora de telecomunicação com receita de € 41 bilhões em 2013. Presente em 30 países, o grupo tem mais de 236 milhões de clientes.

A Sita é uma empresa de comunicações de transporte aéreo e soluções de TI. Fornece soluções para as companhias aéreas, aeroportos, GDS e governos. A empresa está presente em mais de 400 aeroportos em todo o mundo. Em 2013, teve receita consolidada de US$ 1,63 bilhão.

 A Resa Airport Data Systems desenvolve sistemas de informática para os aeroportos, aeroviários e companhias aéreas. Fundada em 1991, possui mais de 200 referências no mundo, em cerca de 50 países. Os sistemas da empresa lidam com 98% do tráfego de passageiros franceses e de bagagem.