Sistemas convergentes da HP em alta. Foto: divulgação.

O IDC divulgou esta semana seu estudo trimestral mundial de plataformas e infraestruturas integradas, e nele aponta o crescimento da HP como a empresa com o maior avanço no mercado de sistemas de infraestrutura integrada em relação ao mesmo período (1T13) no ano anterior.

A empresa de Meg Whitman teve um crescimento de receita de 178% no período, chegando a um faturamento total de US$ 173 milhões e um percentual de crescimento 2,6 vezes maior que a média do mercado.

Além disso, a empresa subiu o seu share no mercado de infraestruturas integradas em 5,7%. No entanto, a HP não deu detalhes sobre o share total da empresa atualmente.

Entretanto, de acordo com os últimos investimentos da companhia, e segundo o posicionamento dos executivos da HP durante o Discover, realizado em Las Vegas em junho, a aposta em estruturas convergentes é alta pela companhia.

Com produtos como HP ConvergedSystem (vulgo Sharks) em dezembro de 2013, HP ConvergedSystem 300 e 700 for Virtualization, ConvergedSystem 300 for Vertica, ConvergedSystem 100 (com base em Moonshot) e aplicações como OneView, esse caminho parece claro para a empresa.

Outro indício forte da aposta da HP neste segmento foi a parceria anunciada com a SAP para o lançamento dos ConvergedSystems para SAP Hana.

Em 2013, a HP registrou uma receita de US$ 112,2 bilhões em 2013, uma queda de 7% em relação ao ano anterior. Este ano, a empresa anunciou cortes de 50 mil funcionários em sua estrutura.

No entanto, com este enxugamento e notícias como esta do IDC, o horizonte parece promissor para a empresa norte-americana, estancando um histórico consecutivo de perdas nos últimos anos.

"Posso dizer com orgulho que a HP virou a esquina, estamos em um caminho claro agora e tivemos que tomar decisões difíceis para nos mantermos competitivos", destacou Whitman durante o HP Discover.