País da Shakira está com a corda toda.

A Totvs acaba de anunciar quatro novos canais na Colômbia, com os quais o número de parceiros da empresa no país chega a sete.

Assim como os antigos, todos os novos canais ficam em Bogotá, cidade de 10 milhões de habitantes que é a capital e o principal centro econômico do país.

Os novos canais, empresas de porte relativamente pequeno, foram escolhidos entre um grupo de 30 pré-selecionado com apoio da agência de promoção de exportações Apex Brasil.

O grupo inclui desde a Sistemas y Soluciones B Y T, uma empresa de desenvolvimento de software com apenas cinco anos de mercado e a Panda Consulting, uma companhia de hosting com mais tempo de mercado, atuante desde 1998.

Também integram a lista a Optimia Solutions e a Soluciones en Consultoría Integral, sobre as quais a reportagem não encontrou maiores informações. Os três canais já existentes não foram divulgados na nota da Totvs.

De acordo com a empresa, a meta é seguir ampliando a presença no país, incluindo as cidadesde Cali, Barranquilla e o Eixo Cafeeiro, região no centro do país onde se concentra a produção de café uma dos itens fortes da pauta de exportação colombiana.

“A Totvs entende as necessidades dos executivos da Colômbia. Por isso, busca oferecer serviços e soluções simples e ágeis, com uma interface amigável e especializada em cada um dos segmentos nos quais a companhia atua”, afirma Marcelo Eduardo Sant'Anna, diretor de Mercado Internacional e M&A da Totvs.

O interesse da Totvs na Colômbia não é a toa. Enquanto o Brasil patina, com índices na faixa do 1%, o país vizinho cresceu 6,4% no primeiro trimestre, em relação ao trimestre anterior. 

A alta foi a maior registrada em um primeiro trimestre desde 2007, e superou as estimativas dos analistas de aumento de 5,2%. 

No médio prazo, é bem provável que a Colômbia supere a Argentina até 2015 e se torne a terceira maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil e México.

Os novos canais fazem parte dos planos divulgados pela Totvs no início do ano de de ampliar sua presença na região por meio de 30 novos canais. Em maio, tiveram início as operações no Equador.

A companhia está presente em 39 países. Além das 52 franquias e cinco filiais no Brasil, a Totvs possui, a partir de agora, 21 canais espalhados pela América Latina, filiais na Argentina e no México, um centro de desenvolvimento no México e um laboratório de pesquisa no Vale do Silício, na Califórnia. 

A Totvs aumentou seu lucro líquido no segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 64 milhões.

A receita líquida, por sua vez, cresceu 11,1% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior e contabilizou R$ 439,3 milhões. 

Somados os últimos 12 meses, o valor da receita foi de R$ 1,7 bilhão, 14,9% acima do mesmo período do ano anterior, superando também o crescimento médio ponderado dos últimos cinco anos.