APP

SP: Waze para escapar do rodízio

11/08/2015 09:52

O app tem um novo recurso que mostra apenas caminhos permitidos durante o rodízio.

O Waze tem um recurso que mostra apenas caminhos permitidos durante o rodízio. Foto: eskay/Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

O aplicativo Waze lançou na segunda-feira, 10, um recurso exclusivo para motoristas da capital paulista evitarem o rodízio de veículos. Com a nova funcionalidade, o app mostrará caminhos alternativos, que permitem a circulação durante o rodízio.

Para ativar a opção, o usuário deve acessar o menu do app, e nas configurações acessar a guia restrição veicular na via, na área de navegação. 

Ao digitar os dois últimos números da placa de seu veículo, o usuário para a ser guiado pelo Waze apenas por caminhos que ficam fora das áreas restritas.

Segundo o Waze, São Paulo é a primeira cidade do mundo a utilizar essa ferramenta. Outras cidades com sistemas de restrição veicular devem receber o recurso em breve.

A multa para quem desrespeita o rodízio é de R$ 85,13 com acréscimo de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No final de maio, a cidade de São Paulo chegou a uma frota de 8 milhões de veículos, segundo projeção feita pelo G1 com base no número de novos emplacamentos diários feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que é de 723. 

Em março de 2011, quando a frota da capital bateu a casa de 7 milhões, a cidade tinha aproximadamente um carro para cada 2,19 habitante se levadas em conta as projeções populacionais da Fundação Seade. Hoje, essa relação baixou para 2,03, mas ainda é alta.

Já no Brasil, essa proporção é de 4,1 habitantes para cada carro, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O avanço da frota tem impacto em problemas como congestionamentos e acidentes. O trânsito no horário de pico foi 14% maior nos primeiros quatro meses de 2015 do que em 2011, chegando a picos de 109 km de lentidão.

Veja também

APP
Itaú: campanha no Waze para bicicletas

Pins foram utilizados nos mapas das cidades para marcar a localização das estacões de bike.

TR NSITO
Bacardi promove ação no Waze

Entre as empresas de bebidas alcoólicas, a Bacardi é a primeira a realizar uma ação de conscientização no app.

PUBLICIDADE
IMS aposta no Brasil com iAd da Apple

Empresa aposta na plataforma de publicidade da Apple como um diferencial de crescimento no país em 2015.

CARREIRA
IMS contrata Davini, ex-Terra

Ele será responsável pela única representação comercial do iAd, da Apple, na América Latina.

CONTRATAÇÃO
Ex-UOL dirige área comercial da IMS

Karina Konen irá montar o time comercial de uma nova divisão da companhia.