Filas na entrada da Mercopar em 2019. Foto: Eduardo Rocha.

A Mercopar anunciou a transferência das suas datas em 2020 de outubro para 17, 18 e 19 de novembro.

O evento segue programado para acontecer no no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Promovido pelo Sebrae-RS e Fiergs, a Mercopar é uma das feiras de tecnologia para a área de indústria mais importantes do país, tendo atraído na edição de 2019 16,5 mil visitantes, 315 expositores, que realizaram R$ 65 milhões em negociações. 

A expectativa dos organizadores é que a feira possa ter um “papel fundamental para a retomada da economia”.

“Com inovação e criatividade, iremos implementar um ambiente seguro para a geração de negócios e incentivo à economia pós-pandemia. Esta é a nossa contribuição para a sociedade gaúcha, pois acreditamos na Mercopar e no seu potencial de alavancar negócios entre expositores e toda a cadeia produtiva do setor”, ressalta o presidente da Fiergs e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry. 

Com a decisão, a Mercopar se torna um dos últimos eventos no país a apostar na possibilidade de realizar em 2020 uma edição normal, ou pelo menos em presencial em grande parte.

Muitos tentaram, mas acabaram tendo que desistir. O último dessa lista foi a Futurecom, feira de telecomunicações que é um dos maiores eventos de tecnologia do país, que cancelou sua edição de 2020, prevista para acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro em São Paulo.

Segundo pesquisa realizada pela Futurecom com 540 empresas, no período de 13 a 20 de julho, 71% responderam terem algum tipo de impedimento para participar de eventos presenciais em 2020.