NFC aos poucos vai aparecendo no Brasil. Foto: flickr.com/photos/streamishmc

A Telefônica/Vivo anunciou que está investindo em pagamento móvel por Near Field Communication (NFC), em parceria com o Bradesco. A projeção é começar a oferecer a tecnologia a partir de 2014.

Para isso, a empresa já comprou uma plataforma Trusted Service Manager, na qual o banco troca informações do usuário com a operadora, resultando nesse tipo de transação, conforme destaca o site MobileTime.

Durante o evento Mobile Payments, o diretor de serviços digitais da Telefônica/Vivo, Maurício Romão, afirmou que o projeto está em fase de testes com funcionários e pode ser implementada em algumas cidades ainda este ano. O objetivo é posteriormente estabelecer a parceria com outras instituições financeiras.

Para usufruir do NFC, é preciso ter smartphone compatível com chip habilitado e, além disso, os pontos de venda necessitam ter o leitor da tecnologia.

A TIM também está em andamento com os testes para o uso da solução no país. Em maio, estabeleceu que a operação será feita por meio do Bradesco e Itaú. O plano é lançar a tecnologia de pagamento até o final deste ano.

O executivo da Vivo aponta que o varejo é a área de interesse nos pagamentos mobile. Uma projeção embasada em dados como os da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) aponta que 75% dos brasileiros possuem algum tipo de cartão de pagamento.