Ênio Issa. Foto: divulgação.

O Grupo Ação, maior parceiro da IBM no país e América Latina, e empresa que também representa Oracle, VMware, Red Hat, EMC e HP no país, revelou que está expandindo sua atuação para o México.

Segundo destacou o Convergência Digital, a informação foi confirmada pelo próprio presidente do grupo, Ênio Issa, que destacou que as próprias fabricantes parceiras da companhia estimularam o avanço.

"Foi um convite reforçado dos fabricantes. Eles querem distribuidores regionais, que entendem melhor a característica do mercado e das empresas, com apoio técnico, com uma proteção maior ao canal", afirmou Issa ao site.

A chegada ao México acompanha um acentuado movimento do Grupo Ação em mercado internacionais, com foco em países latinos. No primeiro semestre a empresa iniciou operações no Peru e Equador, processo que está em fase de finalização.

Conforme Marcelo Issa, diretor de Alianças e Marketing do Grupo Ação, a estratégia latino americana da empresa é reproduzir o padrão brasileiro de desconcentração, buscando atuar fora dos grandes centros de cada país.

“Muitos pensam que o mercado nesses países está atendido por grandes distribuidoras internacionais, mas a verdade é que há espaço para outros players”, explica o diretor.

No Brasil, uma das primeiras cidades a receber uma operação da Ação foi Porto Alegre, onde a empresa ainda tem uma presença importante. Na Argentina, a aposta tem sido por sair de Buenos Aires e buscar negócios em cidades como Rosário, Santa Fé e Córdoba, por exemplo.

Em 2013, a Ação faturou R$ 970 milhões, um crescimento de 20% frente aos resultados do ano anterior. Nas operações fora do Brasil, a alta foi de 40% e o faturamento chegou na casa dos US$ 100 milhões.