Farmácias Pague Menos adotam soluções IBM. Foto: divulgação.

A rede de farmácias Pague Menos, empresa presente nos 26 estados da Federação e Distrito Federal, com cerca de 710 lojas, firmou um acordo com a IBM para adotar soluções da Big Blue para elevar a eficiência operacional de sua rede pelo país.

A etapa inicial consistirá no uso do software IBM Demandtec, baseado em funcionalidades de estatística avançada e análise de dados. Só nesta fase, a expectativa é de um incremento de 1 a 3% na receita - a receita anual não foi aberta  - e uma economia de R$ 150 milhões.

Com cerca de 18 mil colaboradores e crescimento médio anual de 22 ao ano, a Pague Menos é a sétima colocada no segmento varejista de saúde no Brasil. Fundada em 1981, é a única rede de farmácias do país a contar com lojas em todos os estados.

De acordo com a Pague Menos, a aplicação da ferramenta viabilizará a administração de preços com mais inteligência para cada loja, a partir de aspectos como concorrência, perfil do cliente e itens mais vendidos.

A parceria está focada em cinco macro áreas: Experiência do Cliente, Lojas, Logística, Dinâmica Comercial & Cadeia de Suprimentos e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos.

De acordo com Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil, com base no projeto da Pague Menos, consultores a Big Bllue acompanhará a evolução da tecnologia para propor experiências que sejam modelos não apenas para a atividade farmacêutica, mas também para todos outros segmentos do varejo.

Conforme destaca o presidente, a IBM está apostando na implementação de projetos transformacionais concentrados não mais apenas em infraestrutura de TI, mas em tecnologias para diferenciar os negócios das empresas.

"Ao termos como aliado uma rede do porte das Farmácias Pague Menos, pautada pela ousadia, com uma rica variedade de projetos e premiada nacional e internacionalmente por seus projetos de TI, esperamos reinventar constantemente o varejo”, finaliza Kede.