Oliver Samwer. Foto: divulgação.

O fundo alemão de venture capital e plataforma de fomento à iniciativas online Rocket Internet anunciou seus planos de uma oferta pública de ações (IPO) na bolsa de Frankfurt, em um movimento para levantar valores de até € 750 milhões.

A informação foi postada pela própria companhia em seu website, em que divulgou que pretende fazer o IPO até o final do ano, em uma oferta que consistirá basicamente em novas cotas acionárias, não interferindo na participação dos atuais acionistas.

Segundo destaca a Forbes, o banco alemão Berenberg e os norte-americanos J.P. Morgan e Morgan Stanley atuarão como os corretores da oferta, com acompanhamento do Bank of America, Merrill Lynch e Citigroup.

Segundo Oliver Samwer, CEO da empresa, a companhia pretende diversificar sua base de acionistas, de acordo com a participação do fundo ao redor do globo, onde já conta com investimentos em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

“Tornar nossa companhia pública é o próximo passo para construirmos a maior empresa de plataformas de internet fora dos Estados Unidos e China", afirmou o executivo alemão.

Fundada em 2007 pelos irmãos Marc, Oliver and Alexander Samwer, Rocket Internet se estabeleceu como um fundo de investimento focado em plataformas de comércio digital, fomentando startups em mercados emergentes.

Segundo informação do Financial Times, desde então, a Rocket já estabeleceu, em países como China e Brasil, mais de 75 companhias, que juntas geraram receitas de um total de US$ 900 milhões em 2013.

No Brasil, entre as companhias que receberam aportes da Rocket estão os sites de e-commerce Dafiti (moda) e Mobly (móveis), o app de táxis Easy Taxi e o serviço de pagamentos eletrônicos Payleven.