José Carlos Fortes.

A Fortes Tecnologia, empresa de softwares para gestão contábil e empresarial sediada em Fortaleza e com uma forte presença na região nordeste, acaba de abrir uma filial em São Paulo.

As metas são ousadas: a expectativa é que o mercado de São Paulo represente 25% do seu faturamento até 2020.

“Nossas soluções já estão implementadas em milhares de clientes no país e consideramos vital neste momento expandir nossas fronteiras. Temos a certeza que os negócios em São Paulo serão os maiores da empresa”, acredita José Carlos Fortes, presidente da Fortes Tecnologia.

A Fortes já abriu algumas unidades fora do nordeste do país no começo dos anos 2000, atingindo cidades como Manaus, Belém, Boa Vista e, do outro lado do país, Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.

O mercado alvo principal em São Paulo será o de escritórios de contabilidade, um público disputado tanto por empresas tradicionais como a Fortes como por uma leva de novas startups, das quais a mais chamativa é a ContaAzul, de Joinville.

"Trabalhamos com a filosofia de que o contador moderno não é um gerador de guias. Ele tem que ser um consultor, pois só assim vai gerar valor para o cliente dele. Por isso, atuamos muito fortemente nessa parte consultiva", afirma Fortes.

Fortes fundou a empresa há 30 anos, ao longo dos quais foi ampliando a atuação para segmentos como pessoas, transporte e logística. Hoje, a Fortes emprega 700 funcionários atendendo 400 mil clientes.