Dorimar Mandatto, diretor de Tecnologia da Informação da ALES.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo utilizou tecnologias da Aruba para um projeto de atualização da rede LAN e WLAN (rede local com e sem fio) da instituição.

O projeto, vendido pelo parceiro Microware, inclui switches Aruba 5900 e 2930M, controladora de mobilidade wireless 7205, access points wireless Aruba IAP-325, além da plataforma de software de gerenciamento Aruba IMC Enterprise e a plataforma de gerenciamento de dispositivos e aplicativos móveis. Aruba AirWave.

A ALES opera com um modelo de infraestrutura física mutável em que ocorrem reposicionamentos de salas e gabinetes ao longo do ano. São 400 servidores e 2 mil visitantes diários.

“As soluções Aruba nos trazem um conforto para poder realizar essas mudanças e conectar novamente as estações de trabalho sem a necessidade de cabeamento estruturado e custos adicionais. A forma é bem simples, com conexão via access points”, explica Dorimar Mandatto, diretor de Tecnologia da Informação da ALES.

De acordo com Mandatto, a nova rede passou a ser utilizada também no período noturno por pessoas no entorno do prédio, que fica no centro da capital capixaba, com um grande shopping center nas imediações.

“Entendemos que apesar de não ser horário de trabalho, existe demanda de pessoas que precisam utilizar a internet a qualquer momento. Com isso, tivemos o posicionamento de ampliar nosso sinal e viabilizar o acesso para o cidadão se manter conectado”, afirma Mandatto.