A líder é a Lenovo com 17,6% das vendas. Foto: flickr.com/photos/tuxstorm.

A venda de computadores caiu 8,6% no terceiro trimestre de 2013, comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram 80,3 milhões de unidades comercializadas, de acordo com a Gartner

Isso marca o sexto trimestre consecutivo de queda nas vendas e o prior desempenho no terceiro trimestre desde 2008, que geralmente aquece a venda com o período de volta às aulas no hemisfério norte.

A HP e a Lenovo disputam a liderança do mercado e a diferença é pequena. A Lenovo representa 17,6% do comércio nesse período e a HP fica com 17,1%.

A pesquisa do IDC indica um recuo menor do que o revelado pela Gartner, com 7,6% de queda, totalizando 81,6 milhões de unidades. 

O fator está relacionado ao aumento das vendas de tablets, que no primeiro semestre cresceu 165%, conforme o próprio IDC. A venda destes dispositivos representaram 34,8% do mercado de eletrônicos - PCs, notebooks e tablets. 

Além disso, de acordo com a consultoria, as vendas globais de tablets devem superar as de notebooks e netbooks neste ano.