Ray O’Farrell, líder da divisão de Soluções para Internet das Coisas da Dell Technologies. Foto: Divulgação.
A Dell Technologies acaba de criar uma nova divisão de Soluções para Internet das Coisas (IoT), que será liderada por Ray O’Farrell, CTO da VMware. A empresa investirá US$ 1 bilhão nos próximos três anos em novos produtos, laboratórios e programas de parcerias para acelerar a implementação de projetos de IoT pelos clientes.
O novo setor será responsável por combinar tecnologias do portfólio de serviços e soluções da Dell Tecnologies para oferecer soluções completas para os clientes.
"A IoT está mudando a forma como vivemos, como as organizações operam e como o mundo funciona. A Dell Technologies está liderando o caminho para nossos clientes com a distribuição de uma nova arquitetura de computação que reúne IoT e inteligência artificial em um ecossistema interdependente, que vai da borda ao núcleo, passando pela nuvem”, relata Michael Dell, chairman e CEO da Dell Technologies.
Na visão da empresa, um novo modelo de computação está emergindo à medida que mais clientes buscam transformar digitalmente seus negócios.
O atual momento, em que cada equipamento - de telefones, carros, monitores cardíacos a plataformas de petróleo - se tornaram dispositivos conectados e inteligentes, surge uma nova demanda por núcleos de processamento distribuídos, focados no processamento de informações em tempo real e que, de acordo com a Dell, não pode esperar por uma resposta da infraestrutura de nuvem centralizada.
Atualmente, a Dell Technologies já fornece o Edge Gateways, que pode ser protegido e gerenciado pelo VMware Pulse IoT Control Center. Os servidores Dell EMC PowerEdge C-Series foram aprimorados para lotes de treinamento e aprendizado de máquina como parte do núcleo distribuído.
Já o Dell EMC Isilon e Elastic Cloud Storage fornecem armazenamento de arquivos e objetos para quantidades maciças de dados e permitem análises por meio do HDFS.
O Pivotal Cloud Foundry (PCF) e o Pivotal Container Service (PKS) fornecem uma plataforma para desenvolver novos aplicativos de análise baseados em nuvem.