Baguete
InícioNotícias> Inventsys abre empresa na Suíça

Tamanho da fonte:-A+A

INVESTIDORES

Inventsys abre empresa na Suíça

Júlia Merker
// quarta, 11/10/2017 09:18

A Inventsys, empresa de Porto Alegre que fornece o sistema de gestão de patrimônio Citysys, acaba de formalizar a abertura de uma empresa na cidade de Lenzburg, na Suíça. A unidade, batizada de Inventsys Schweiz AG, foi criada a partir do aporte de capital de investidores locais. 

Abertura da Inventsys na Suíça conta com dois investidores. Foto: Divulgação.

Entre os investidores está a empresa de utilities SWL Energie AG, um dos clientes da Inventsys no país, que fornece energia, água e gás de diversos municípios suíços. 

Martin Morawetz, ex-executivo da ABB, também investiu na abertura da Inventsys e assume como CEO da empresa na Suíça.

O contato da Inventsys com o país europeu começou em 2015, quando a companhia foi apontada como uma das 15 melhores soluções de smart cities do mundo pelas equipes dos laboratórios de pesquisa da IBM Global. O reconhecimento chamou a atenção do Swiss Business Hub, departamento de negócios do Consulado da Suíça em São Paulo.

Ao visitar o país, em 2016, Mário Verdi, co-fundador da Inventsys, fechou um contrato de representação a empresa Solution Broker, de Zurich, liderada por Martin Morawetz.

"Eu represento mais de 5 soluções tecnológicas na Suíça, e o software da Inventsys é disparado o que apresenta maior taxa de retorno em possibilidade de negócio. Nas primeiras 20 abordagens com potenciais clientes, agendei 13 reuniões. É um índice bem alto”, declara Morawetz.

Agora, com a fundação da Inventsys Schweiz AG, o diretor de tecnologia e co-fundador da empresa, Henrique Haas, vai passar um período de 6 meses na Suíça. O objetivo é transmitir o conhecimento para a equipe local, além de dar assistência às primeiras implantações em novos clientes. 

A cidade de Kilchberg, sede da fábrica de chocolates Lindt, adotou o Citysys como plataforma de gerenciamento de chamados e ordens de serviço para o município. Além disso, propostas para as cidades de Lenzburg e Berna, capital da Suíça, estão em processo de fechamento,

Outros projetos em andamento são na empresa de trens de Zurich (VBZ) e em outras duas companhias de utilities. 

“Queremos estar presentes no momento da expansão da base de clientes para garantir uma implantação tranquila e já aproveitar para preparar a equipe local para a possível adoção em escala de nossa plataforma no mercado Europeu”, completa Haas.

A Inventsys é uma acelerada da WOW Aceleradora e conta hoje com a solução Controlsys, para gestão de facilities, utilities e outros ativos; o software Citysys, para gerenciamento de operações sobre infraestrutura pública; e a plataforma Bairro Seguro, voltada a área de segurança patrimonial. 

Com mais de 20 clientes em todos os segmentos, os sistemas contam com mais de 1,5 mil usuários cadastrados e mais de 50 mil ordens de serviço emitidas. 

Em 2017, a empresa registra faturamento acima de R$ 500 mil, com 6 pessoas na equipe. 

Para o primeiro semestre de 2018, a expectativa é alcançar um crescimento de 30%.

Na Suíça, a empresa pretende faturar 5 milhões de francos suíços nos próximos 4 anos, apenas com o produto para gerenciamento de utilities. O valor equivale a aproximadamente R$ 16,2 milhões.

Júlia Merker