Baguete
InícioNotícias> Infoar centraliza dados de produtos

Tamanho da fonte:-A+A

MARKETPLACE

Infoar centraliza dados de produtos

Júlia Merker
// quinta, 11/10/2018 17:38

O Grupo Infoar, proprietário do portal de e-commerce WebContinental, contratou a WebGlobal para contar com uma nova ferramenta de Product Information Management (PIM) e gerenciar de forma centralizada os produtos que são ofertados em todas as plataformas de marketplace.

Pedro Martini, gerente de tecnologia do Grupo Infoar. Foto: Divulgação.

O sistema é utilizado na padronização e gestão das informações cadastrais dos mais de 150 mil produtos ofertados nos diversos marketplaces que são operados pela companhia.

A partir do projeto, a empresa passou a estar integrada com Amazon, Magazine Luiza, MercadoLivre, Carrefour, Americanas, Submarino, Ponto Frio, Casas Bahia, ShopTime, Exta.com e Walmart, através das plataformas CNova, F1 Soluções, Mooving, Any Market e Plugg2.

“Atualmente, além da WebContinental, fazemos integrações com os principais marketplaces do país e nosso objetivo é crescer em 25% o número de marketplaces atendidos ainda neste ano, incluindo a integração com Amazon. A gestão unificada de informações dos produtos passou a ser um alicerce vital para garantir sucesso e controle destas integrações”, relata Pedro Martini, gerente de tecnologia do Grupo Infoar.

O Sistema Único de Cadastro tem foco em garantir a integridade de dados dos produtos que são distribuídos de forma automática para todas as plataformas de e-commerce e marketplace. 

Com a possibilidade de criar conteúdos dinâmicos segmentados por plataforma, a solução ajuda em quesitos como ranqueamento SEO dos anúncios e a melhoria do match de produtos.

“O projeto surgiu devido ao crescimento do negócio e a necessidade de agilidade nos processos de gestão de conteúdo de produtos. Agilizamos o processo em aproximadamente cinco vezes somente nesta primeira fase. Temos previsto para os próximos meses mais 3 etapas do projeto onde serão implementadas novas melhorias”, afirma Rosangela Mattje, coordenadora da equipe de produtos do Grupo Infoar e CEO da Mattje Consultoria em E-commerce.

O projeto foi desenvolvido pela WebGlobal, que também foi responsável pelo desenvolvimento e integração da plataforma Oracle Commerce Cloud. O projeto contou com o apoio da equipe interna de TI do grupo durante o processo de implantação e no desenvolvimento de novas funcionalidades. 

“Do ponto de vista de tecnologia, é gigante o salto que o Grupo Infoar fez a partir de um processo desenhado para atender a necessidade referente ao gerenciamento de produtos. Através do SUC, será possível transformar um problema que a empresa tinha em uma vantagem tecnológica em relação a concorrência. O sistema centralizado garante uma integridade na informação e uma rápida ação no aumento do mix de produtos”, diz Juliano Berlitz, diretor de tecnologia da Webglobal.

A WebGlobal, com 50 colaboradores, oferece sistemas focas em monitoramento de informação, como foco em precificação e nomenclatura de produtos em e-commerce. Entre os 200 clientes da empresa estão Lojas Colombo, LG, Samsung e Springer.

O Grupo Infoar é detentor das marcas WebContinental, Gallant e ContinentalCenter. Através de sua operação de B2B, atende mais de 400 empresas integradas a sua rede de e-commerce e marketplaces.

Júlia Merker