O Banco Carrefour atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. Foto: Divulgação.

O Banco Carrefour, braço financeiro do grupo de varejo, adotou as soluções Veritas Netbackup e Infoscale para backup, restore, otimização e sanitização de dados. 

A implementação foi realizada em três etapas: na primeira, foi virtualizado 90% do ambiente. Depois, feito o backup das demais máquinas e files services. Na terceira etapa, foram adotadas soluções de big data.

Com isso, o Banco Carrefour reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados e diminuiu de 30 para cinco horas o tempo que levava para concluir o armazenamento das informações do servidor de arquivos.

Atualmente, os dados são armazenados em dois data centers. Dessa forma, a empresa consegue proteger os servidores de arquivos e o banco de dados, que atende às aplicações de cartões de crédito e informações dos usuários. 

Com o projeto, a empresa eliminou a duplicação que acontecia com muita frequência, e, hoje, tudo o que está repetido é automaticamente descartado, reduzindo o volume armazenado de 2.4 para 1.9 terabytes.

"Entender a real necessidade do armazenamento e, principalmente, tirar valor agregado para o negócio desse armazenamento foi fator chave na decisão de escolha pela solução da Veritas. Hoje, além da velocidade de armazenamento, ganhamos a possibilidade de replicação de ambientes produtivos que ajudam o nosso lab e incubação de startups", diz José Manuel Silva, diretor de TI e operações do Carrefour.

O projeto também aprimorou a entrega de infraestrutura como serviço.

"A Veritas nos ajudou a entender as nossas informações e definir quais dados precisam ter backup. Reduzimos muito os tempos de backup, gerenciamento e espaço de armazenamento, mas sempre lembrando que o mais importante não é o backup e sim a garantia que o dado será restaurado no tempo que o negócio precisa”, afirma Marcos Braga Stahl, gerente de TI Infraestrutura do Banco Carrefour. 

A empresa pretende expandir o contrato com a Veritas além dos atuais cinco anos. 

“Além disso, o Banco Carrefour já tem em seu horizonte a conexão com nuvens públicas, que devem ser utilizadas apenas para os dados de longuíssima retenção. Com a implantação dessa plataforma demos um passo significativo na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados”, conclui o gerente.

Com mais de 8 milhões de clientes, a instituição financeira atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. 

Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. 

Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. 

Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange 638 pontos de vendas.