A paranaense oferece produtos e serviços de automação e manutenção elétrica, mecânica e climatização na área industrial. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Eng Hive, paranaense especializada em produtos e serviços de automação e manutenção elétrica, mecânica e climatização na área industrial, vai implementar o ERP da Cigam, fornecedora gaúcha de software de gestão empresarial, com um investimento de cerca de R$ 100 mil.

Segundo a empresa, a motivação para ir ao mercado em busca de uma solução foi para aprimorar e dar mais transparência à operação após a formação do Grupo Inovati, holding da qual a Eng Hive agora faz parte.

“A companhia já utiliza algumas ferramentas para gerenciar processos de negócios e relacionamento com o cliente, porém a integração das informações é feita de forma manual, o que implica em maior gasto de tempo e aumenta a possibilidade de erros e retrabalho”, conta Guilherme Kmiecik, diretor da Eng Hive.

O principal gargalo é a gestão de ordens de serviço, onde faltam ferramentas para dar maior controle às operações, contemplando gerenciamento de links comerciais, feedbacks de clientes, materiais utilizados, funcionários destinados a cada atividade e tempo de execução.

Quando a Eng Hive e o Grupo Inovati saíram ao mercado em busca de uma solução aderente às necessidades, a expectativa era encontrar um sistema robusto e modular, que integrasse todos os setores da empresa e permitisse à organização eliminar definitivamente planilhas e sistemas paralelos.

“Além de atender nossas demandas operacionais, a Cigam ainda ofereceu suporte a dois CNPJs simultâneos em uma plataforma de excelente custo-benefício, permitindo visualizar indicadores de cada área, assegurando mais assertividade nas decisões”, destaca Kmiecik.

Outros benefícios seriam a otimização do fluxo de trabalho, eliminando a mão de obra ociosa, e total controle de todas as etapas do negócio, incluindo a gestão do estoque.

Em um primeiro momento, serão implementados os módulos Comercial, Financeiro, Serviços, Compras e RH, atendendo todas as áreas da Eng Hive e do Grupo Inovati. 

A Cigam também vai suprir demandas mais específicas, personalizando processos como modelos de ordem de serviço e de precificação comercial.

Os gestores das áreas envolvidas já estão participando dos treinamentos da Universidade Cigam para utilizar o sistema, que deve estar totalmente implementado ainda no primeiro semestre de 2022.

Fundada em 2013, a Eng Hive surgiu na Universidade Positivo, em Curitiba, e fatura R$ 3,5 milhões por ano. O Grupo Inovati é novo, ainda está em formação.

No mercado de software de gestão empresarial desde 1986, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil, sendo a primeira na Região Sul do país e a quinta no território nacional. 

A companhia também oferece soluções em CRM, BI, RH, PDV e mobile. Atualmente, conta com mais de 5 mil clientes e 800 profissionais.