Dell está de olho nos celulares. Foto: flickr.com/photos/tabor-roeder/

A Dell lançou nesta terça-feira, 11, um pacote que inclui tecnologia de uma série de empresas adquiridas pela fabricante de PCs nos últimos anos, visando situar a companhia no mercado de gestão de mobilidade.

O Dell EMM trabalha com o conceito de gerenciamento de mobilidade empresarial para unir a sopa de letrinhas hoje imperante no meio: gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), gerenciamento de aplicativos móveis (MAM), gerenciamento de conteúdo móvel (MCM), somados a um gateway de acesso remoto seguro.

A tecnologia vem de empresas SonicWALL, Credant , KACE e Wyse, integrantes do grupo de 18 aquisições feitas pela Dell nos últimos cinco anos a um custo total de US$ 10 bilhões.

A nova solução estará disponível ao consumidor final no início de 2014.

Para analistas, no entanto, agora o desafio para a Dell é se estabelecer como uma nova potência no mercado de gerenciamento de dispositivos móveis, um setor que já conta com um número forte de players, conforme aponta o Gartner em seu Quadrante Mágico.

Na lista da consultoria para o segmento de MDM encontram-se nomes como SAP, Citrix, Blackberry, Symantec, IBM, AirWatch, entre outras - mas não a Dell, que está tentando se reinventar como uma fornecedora de software corporativo em meio a queda das vendas de PCs.

A análise feita na Dell é que com a decadência do BlackBerry no meio corporativo, a ascenção do conceito de BYOD e as frenquentes trocas de fornecedores de soluções de MDM por parte das empresas.

Caso a sua oferta se consolide, a Dell pode chegar justo a tempo no mercado brasileiro.

Programas de BYOD estão longe de ser realidade para a maioria das grandes empresas brasileiras, segundo pesquisa feita em 2013 pela Navita, o maior player nacional do segmento.

No entanto, o futuro é promissor. De 204 líderes de TI ouvidos, 59% pretendem adotar a prática, 15% planejam fazê-lo ainda em 2013 e 77% nos próximos dois anos.

Leandro Souza viajou ao Dell World em Austin a convite da Dell.