André Zanata, gerente de TI do Farropilha. Foto: Divulgação.

O Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, incluiu em seu sistema online de matrícula o processo de reserva de armários, que podem ser usados pelos alunos para guardar os materiais escolares durante o ano letivo. 

Até o ano passado todo o processo de aluguel de armários para os mais de 2 mil alunos do Colégio era realizado via papel, em um caderno onde constavam as informações dos espaços para reserva, como localização, turma, sala e tamanho.

A partir deste ano, junto com a rematrícula realizada no Portal dos alunos/Pais desenvolvido pela empresa Gvdasa Sistemas, de São Leopoldo , os pais tem acesso ao Sistema de Armários para realizar todo o processo de aluguel. 

“Durante a rematrícula, os pais passavam algum tempo na secretaria analisando qual seria o melhor armário, então a decisão por incluir essa etapa no sistema online otimiza o processo. Além disso, eles podem fazer a escolha junto com os filhos a partir do mapeamento que está online”, explica André Zanata, gerente de TI do Farropilha.

O mapeamento dos armários foi feito pela equipe de TI do Colégio Farroupilha, que também foi responsável pela integração da base de dados da Gvdasa com a interface do sistema, implementada pela empresa Mobe Design, de Porto Alegre.

A integração permite que a cobrança do armário seja feita pelo sistema, a partir da área financeira do sistema.

O tempo de desenvolvimento da ferramenta foi de dois a três meses.

Em agosto, o colégio anunciou um aplicativo móvel feito pela Gvdasa.

A ferramenta inclui funções como consulta às avaliações; consulta à frequência escolar; consulta ao extrato financeiro; disponibilização da linha digitável do boleto para pagamento; consulta das salas e dos horários; consulta aos eventos cadastrados através do Portal do Professor e download de arquivos.

O Colégio Farroupilha é a instituição de educação básica mais antiga do Rio Grande do Sul. Foi fundada há 128 anos pela Associação Beneficente Alemã. Hoje atende estudantes do berçário ao ensino médio.