O Grupo Wal-Mart anunciou o lançamento do Walmart Pay. Foto: jessicakirsh/Shutterstock.

O Grupo Wal-Mart anunciou o lançamento do Walmart Pay, se tornando a primeira rede varejista americana a oferecer o seu próprio recurso de pagamento.

O objetivo do grupo é expandir as opções de pagamento do consumidor e tornar o processo de checkout mais rápido, segundo o VentureBeat.

A nova ferramenta de pagamentos foi introduzida em algumas lojas dos Estados Unidos na quinta-feira, 10. Após a temporada de feriados do final do ano, mais lojas do país receberão o Walmart Pay. 

O serviço gratuito, integrado ao app da varejista, estará disponível em todas as lojas americanas até o primeiro semestre de 2016.

O Walmart Pay estará disponível em dispositivos iOS e Android. O serviço permite pagamentos com os principais cartões de crédito, débito ou pré-pagos, além de cartões presente do Walmart.

A ferramenta também irá permitir, no futuro, a integração de outras opções de pagamento, como carteiras virtuais.

Para utilizar o meio de pagamento, os clientes precisam selecionar a opção Walmart Pay dentro do app da varejista no balcão de checkout. Depois, é necessário ativar a câmera do smartphone e escanear o código exibido no caixa.

O Wal-mart fechou o ano de 2014 com um crescimento de 1,9% nas vendas, alcançado receita de US$ 482,2 bilhões. O lucros consolidado da empresa subiu 2,1%, chegando a US$ 16,4 bilhões.

No Brasil, a rede faturou R$ 28 bilhões em 2014, o terceiro maior valor entre os grupos varejistas. A empresa ficou atrás dos grupos Pão de Açúcar e Carrefour.

Incluindo todas as bandeiras (Walmart Supercenter, Hipermercados Big, Hiper Bompreço, Supermercado Bompreço, Mercadorama, Nacional, Maxxi Atacado, TodoDia, e Sam's Club), o Wal-Mart tem mais de 450 lojas espalhadas pelo país.