O AgTech Garage tem uma rede de 300 startups que desenvolvem projetos exclusivamente para o campo. Foto: Pexels.

A TIM, como parte da estratégia de expandir sua atuação no segmento de agronegócio, vai oferecer mentoria e soluções para as startups do AgTech Garage, centro de inovação sediado em Piracicaba.

O acordo vai oferecer a cerca de 300 startups mentoria de negócios e fomento das soluções com apoio da plataforma NB-IOT (destinada a soluções de internet das coisas).

"A estratégia da TIM é de se aliar aos principais players do agronegócio brasileiro para se posicionar como a fornecedora de conectividade do setor. A operadora já ultrapassou dois milhões de hectares cobertos e conta com mais de 20 parceiros diretos e indiretos para levar soluções de IoT para o campo", detalha Alexandre Dal Forno, head de produtos corporativos e IoT da TIM Brasil.

O AgTech Garage tem uma rede de 300 startups que desenvolvem projetos exclusivamente para soluções do campo. Na base de Piracicaba, o AgTech Garage conta com 25 startups residentes no espaço físico.  

Além disso, no momento, mais de 200 startups estão em processo de curadoria para entrada na comunidade. 

O acordo com a TIM prevê ainda desafios para startups ligadas ao setor, que poderão propor soluções para os clientes da operadora.

"É uma satisfação para o AgTech Garage ter a TIM como parceiro, sem dúvida um reforço de peso para nossa rede de parceiros, composta por líderes em seus mercados de atuação no agronegócio. Faltava um líder com especialista em conectividade, uma área fundamental para o futuro tecnológico no campo", diz José Tomé, CEO do AgTech Garage.

A parceria é realizada por meio do programa Open Innovation da TIM, que tem o objetivo de estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas de tecnologia, startups e instituições de ensino. O intuito é explorar os novos negócios em conjunto com os parceiros da operadora.

"A parceria com a AgTech Garage permitirá o desenvolvimento de um ambiente mais favorável à atração de novos de parceiros e o fortalecimento da nossa abordagem de Inovação Aberta para o campo", avalia Janílson Bezerra, head de inovação e desenvolvimento de negócios da TIM Brasil.

No mercado de agronegócio, a TIM também participa do ConectarAGRO em parceria com as empresas AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble. O projeto conecta 1,6 milhões de hectares no Brasil.