12 Ferramentas essenciais para iniciar um negócio

13 de dezembro de 2021 - 09:16

2021 se aproxima do fim como um ano marcante para o empreendedorismo. Só  no primeiro trimestre o país obteve mais de dois milhões de novos negócios, praticamente uma nova empresa a cada dois minutos, batendo recorde anterior de aberturas que era de 2010. Os dados mostram como o brasileiro está mais disposto, seja por oportunidade ou pela necessidade, a se tornar o seu próprio chefe.

Mas outro dado, dessa vez do IBGE, mostra que anualmente cerca de um milhão de pequenas empresas são fechadas. Dentre os muitos motivos que causam esse fim, um dos principais é a falta de conhecimentos de gestão e empreendedorismo.

O lado bom é que isso pode ser evitado. Como? Contando com o apoio de diversas ferramentas, que ajudam a gerir o negócio com organização e planejamento, para tomar decisões mais assertivas e evitar os momentos de crise.

Por isso, separamos algumas ferramentas para uma gestão empreendedora, economizando tempo nessas tarefas mais corriqueiras e deixando sua cabeça livre para focar em futuras novas oportunidades. Continue lendo para saber mais.

Para gestão financeira

A má gestão financeira por parte dos microempresários é responsável pelo fechamento de 48% das PMEs no período de 3 anos, e 23% fecham antes de completar 5 anos. Para completar, 10% dos empreendedores sequer possuem conta bancária.

Hoje já existem fintechs que oferecem serviços para ajudar a ter um melhor controle financeiro do seu negócio, como o Linker, que oferece abertura gratuita de conta digital pj e outros benefícios como:

  • abertura de conta em até 48 horas;
  • cartões corporativos com bandeira Visa;
  • Pix PJ gratuito;
  • emissão boletos com ajustes programáveis;
  • extrato categorizável para um maior controle financeiro;
  • emissão de cartões adicionais para equipes e diferentes centros de custos;
  • acessos personalizados com diferentes permissionamentos à conta;
  • benefícios exclusivos de parceiros B2B.

Dar atenção à saúde financeira da sua empresa e usar ferramentas que ajudem nesse aspecto, como o fluxo de caixa, para ajudar no registro de entrada e saída de dinheiro e no planejamento dos negócios, é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Contar com um sistema de gestão empresarial também ajuda bastante. A Omie, por exemplo, auxilia o empreendedor a gerenciar online todas as áreas da empresa.

Além disso, oferece outras funcionalidades como:

  •  cadastro de contas;
  • conciliação bancária;
  • gerenciamento de estoque;
  • CRM (Custom Relationship Manager);
  • nota fiscal e emissão de boletos;
  • financeiro e muito mais.

Usar a ferramenta OBZ (Orçamento Base Zero) também é ótima. Preferencialmente para empresas com mais de um ano, ela permite visualizar seus gastos, estabelecendo metas, e priorizando custos fundamentais para a sobrevivência do negócio. 

Para gestão de ideias

Para geração de ideias no seu negócio, sugerimos essas cinco ferramentas:

Funil de Ideias

O funil de ideias é ótimo para quem quer abrir o seu negócio, mas não tem ideia do que fazer. A ordem aqui é estimular a criatividade gerando uma nova ideia em cima de algo que você, preferencialmente, já domine. Além de ajudar através da vivência e da experiência do empreendedor e de um estudo de mercado.

Análise 360º para oportunidades de negócio

Ótima ferramenta para avaliar oportunidades, a análise 360º serve para empreendedores de primeira viagem que querem validar se sua ideia se tornaria uma boa oportunidade de negócio.

A análise também pode servir como um guia para suas reflexões pessoais ou análises dos aspectos internos e externos do seu negócio.

Scamper: técnica para geração de novas ideias

O scamper serve como um guia para o empreendedor direcionar e organizar um brainstorm com seus funcionários e gerar novas idéias a respeito de produtos e serviços. Especialistas apontam como o uso de ferramentas como o Scamper são importantes para manter a inovação e o crescimento saudável da empresa.

Mapa mental para empreendedorismo

O mapa mental ajuda na rotina diária, organizar ideias e planejamentos para de maneira ordenada e mais visual. Dessa forma, todos podem discutir novas ideias acerca de assuntos relacionados à empresa.

Análise Swot

Se você acha que só grandes empresas fazem análise Swot, está enganado. Ela é ótima para aprender as forças e oportunidades (os pontos positivos), e fraquezas e ameaças (pontos negativos) ao seu negócio. 

Com isso, é possível projetar o crescimento da sua empresa, e ter informações o suficiente para tomar as melhores decisões.

Para planejamento

Planejar um negócio exige dedicação para uma série de tarefas. E o planejamento é extremamente importante, principalmente se você deseja ter sucesso em seu empreendimento.

Para fazer um bom planejamento, que tal usar essas três ferramentas?

Dar um bom nome para o negócio ou produto

Nomes são a parte mais complicada. Dar nome ao negócio ou produto é sempre algo trabalhoso, nos fazendo pensar “será que esse nome é muito difícil?” ou “será que as pessoas irão entender facilmente?”. É raro não encontrar um empreendedor que não tenha tido dificuldade aqui.

Online é possível achar ferramentas que ajudam nesse aspecto, ensinando técnicas simples para chegar ao nome ideal para o negócio. 

Modelo Canvas

Planeja expandir as atividades? Uma boa forma de planejar os rumos do seu negócio é utilizar o Modelo Canvas, criado em meados dos anos 2000 por Alexander Osterwalder.

Também conhecido como BMC (Business Model Canvas), o modelo consiste em um painel de nove áreas diferentes, que podem ser preenchidas como post-its. Assim, é possível usar o Canvas para remodelar um negócio ou preparar o lançamento de um novo produto.

As nove áreas do Canvas, que visam organizar seu planejamento de custos, receitas e outros pontos importantes, são:

  • proposta de valor (seu diferencial);
  • atividades-chave (seus serviços ou produtos);
  • recursos-chave (o que é necessário para oferecer valor ao cliente);
  • rede de parceiros (as alianças necessárias);
  • segmento de clientes (seu público-alvo);

Para gestão de tarefas

Organizar as tarefas e definir as prioridades é muito importante. Faça uso de ferramentas que ajudem na gestão de tarefas para evitar pendências e atrasos nas entregas.

Daremos alguns exemplos de ótimas ferramentas para esse caso.

Trello

É o mais famoso dos softwares para gestão de tarefas, utilizado no mundo inteiro tanto para organizar tarefas cotidianas quanto para as de empresas. 

Através da criação de quadros e uso do método Kanban (método visual para melhor gerir e conduzir o trabalho), é possível criar checklists da entrada até o fim de uma tarefa, passando por todas as suas etapas. O que fornece agilidade e todos sabem em que pé está o projeto.

Veja um exemplo do método abaixo:

unnamed-10

Quire

Outra ótima ferramenta de negócios, o Quire permite planejar e organizar suas tarefas de forma a deixar a mostra todas as pendências e informações que você precisa para dar andamento nelas.

A visualização é semelhante a uma árvore, onde você pode estipular suas metas e como dividi-las em tarefas executáveis, organizadas em uma lista em ordem de prioridade.

Asana

O Asana é muito bom para a organização de projetos, em listas ou quadro de cartão, e conta com vários recursos para um time de trabalho, como chat, fórum de discussão e calendário compartilhados.

Conclusão

Gerenciar um negócio significa conhecê-lo e ter a coragem de lhe dar o necessário. Seguindo ações de gestão e com um planejamento estratégico alinhado com seus objetivos, é possível fazer parte da estatística dos empresários bem sucedidos.

Fique atento às mudanças no seu meio de mercado e aprenda a adaptar a sua estratégia para esses momentos. Já que tudo pode acontecer rapidamente, estar preparado para contornar situações repentinas também é essencial.

As ferramentas ajudam a otimizar o seu tempo e facilitar a sua gestão, mas cabe a você saber aonde quer chegar.