Google pode começar um site de comparação de preços para seguros nos EUA. Foto: kurhan/Shutterstock.com

O Google pode começar em breve um projeto-piloto de site de comparação de preços para seguro de automóveis nos EUA, bem como adquirir um site de compras de seguro em São Francisco para ter um ponto de partida, de acordo com uma analista de pesquisa da Forrester.

A gigante da internet já coordena um site de comparações focado em seguros no Reino Unido, chamado Google Compare. A plataforma começou após a aquisição da BeatThatQuote.com, em 2011.

Era esperado que o site fosse lançado no mês passado na Califórnia e avançado ainda no primeiro trimestre deste ano para Illinois, Pensilvânia e Texas. 

"Mesmo assim, na última vez que ouvi falar do projeto, foi dito que piloto na Califórnia começaria em algum momento do primeiro semestre", escreveu Ellen Carney, da Forrester.

Como prova dos planos imediatos do Google no setor de seguros os EUA, a analista aponta a empresa Google Compare Auto Insurance Services, que está licenciada para fazer negócios em mais de metade dos estados dos EUA.

O Google também está autorizado a fazer negócios em nome de seguradoras como Dairyland, MetLife, Mercury, Permanent General Assurance, Viking Insurance of Wisconsin e Workmen’s.

Para a analista, o Google Compare vai gerar grandes implicações para as seguradoras norte-americanas, mas muitas outras empresas do ramo estão operando com uma abordagem cautelosa, de esperar para ver como o mercado vai reagir à novidade. 

O Google pode ganhar com comissões sobre os seguros vendidos no site de comparação. Na sua página do Reino Unido, o Google informa aos usuários que os serviços que são gratuitos para elas, mas que é remunerado pelos prestadores.

Carney especula que o Google pode estar planejando a aquisição da CoverHound, uma plataforma de comparação de preços de seguros, o que daria à empresa uma entrada mais rápida ao mercado americano e explicaria o adiamento para lançar o serviço.