Citrix vende dois produtos de cloud. Foto: flickr.com/photos/jannemans

A Citrix anunciou nesta segunda-feira, 12, a venda de suas linhas de produto CloudPlatform e CloudPortal Business Manager para a Accelerite, uma divisão da Persistent Systems.

Conforme destacou a Accelerite em nota, os produtos da Citrix serão integrados aos produtos de nuvem privada e pública da companhia, criando ofertas cloud de ponta-a-ponta.

Além disso, a Citrix manterá a integração de ambos os produtos a outros itens de seu portfólio, como o XenServer, NetScaler and Citrix Workspace Cloud.

Para a CEO da Accelerite, Nara Rajagopalan, os produtos completarão o portfólio da companhia com soluções para a transferência de cargas de trabalho diversas em ambientes cloud.

"Observamos um crescimento na aceitação de cargas variadas nas nuvens atuais, mas ainda existem grandes lacunas a preencher na capacidade das empresas criarem e gerenciarem grandes cargas nestes ambientes", afirmou a CEO.

Segundo destaca o Geekwire, a venda não teve seu valor aberto e será concluída ainda no primeiro trimestre de 2016.

A transação faz parte de um plano de reestruturação anunciado pela Citrix no final de 2015, que visa a simplificação da companhia através de vendas e spin-offs de alguns de seus negócios.

Conforme apontam analistas, a estratégia será focada em nuvem privada para grandes empresas, contemplando produtos como o NetScaler, XenServer and Citrix Workspace Cloud.

A Citrix afirmou em nota que está "extremamente otimista" com o negócio com a Accelerite, um empresa que vem investindo nos últimos anos para ampliar seu catálogo, comprando linhas de negócio de empresas como HP, Intel e Openwave para construir ofertas cloud.

A Accelerite faz parte da indiana Persistent, empresa com cerca de 8,5 mil empregados em mais de vinte países, e que registrou em 2015 um faturamento estimado em US$ 300 milhões.