Empresa de Satya Nadella prepara uma MVNO. Foto: divulgação.

A Microsoft está desenvolvendo um serviço próprio de telefonia celular para impulsionar seu ecossistema online de dispositivos Windows 10, criando uma operadora virtual de telefonia (MVNO).

De acordo com o site Endgadget, a multinacional Transatel, especializada em operações de MVNO, afirmou ter sido escolhida pela Microsoft para a criação de um chip SIM para o Windows.

Conforme explicou a Transatel para o site norte-americano, o plano da empresa de Redmond é que o chip se aproveite das conexões da MVNO em infraestruturas de telefonia em todo o mundo, criando uma espécie de operadora global utilizando a última versão do Windows.

Atualmente a Transatel tem acordos em 38 países, mas já anunciou a extensão desta cobertura para mais de 50 ainda em janeiro, incluindo países como Estados Unidos, Reino Unido, México, e diversos países na Ásia e Europa.

Levando em consideração a rapidez desta expansão, a Microsoft pode estar impulsionando os planos da Transatel em aumentar seu alcance.

Além disso, a companhia de Satya Nadella listou em sua app store um aplicativo para este chip, capaz de conectar dispositivos a serviços de telefonia sem a necessidade de contratos, usando apenas a conta própria do usuário na Microsoft.

Conforme explicou o Endgadget, o serviço será destinado a mercados específicos em seu início, com planos de roaming internacional mais adiante.

A Microsoft não se pronunciou sobre o novo serviço, afirmando que não daria mais detalhes além do que já foi divulgado até o momento.

Entretanto, para analistas, a movimentação mostra que a empresa está firme em seu plano de expandir sua atuação para a parte de serviços, usando o Windows como força motriz desta mudança.

"É uma manobra interessante para uma companhia que se preocupava primordialmente com software e hardware", afirmou Jamie Rigg, do Endgadget.