A Gemalto firmou um acordo com a Easy para monitorar os serviços móveis. Foto: Divulgação.

A Gemalto firmou um acordo com a Easy para monitorar qualidade dos serviços móveis no Brasil. Mais de 150 mil motoristas de táxi cadastrados pelo app em todo o Brasil usarão a solução CE Quality of Experience (QoE) para coletar Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) dos dispositivos móveis à medida que trafegam por 24 grandes cidades.

Os dados detalhados e mapas de eventos QoE atualizados são usados pelas operadoras móveis, prestadores de serviços Over-The-Top e fabricantes de dispositivos para melhorar as redes, dispositivos e serviços de valor agregado para os clientes.

A solução QoE da Gemalto opera de forma despercebida no aplicativo Easy, coletando dados anônimos como tipo de dispositivo móvel, comportamento do dispositivo, padrões de tráfego de rede, dados de consumo da bateria, áreas sem serviço, uso de redes 2G, 3G e 4G, consumo de w-ifi, entre outros.

O sistema opera em diferentes dispositivos e redes e fornece avaliação comparativa e perspectivas sobre análises competitivas que ajudam as operadoras móveis a melhorar o desempenho da conectividade e as ofertas para os assinantes. 

Os dados de consumo disponíveis por região podem ajudar os provedores de serviços a desenvolver ofertas de valor agregado e taxas segmentadas atraentes.

Já informações sobre eventos que levam ao esgotamento dos dispositivos e das baterias ajudam os fabricantes de equipamentos a aperfeiçoar os projetos para melhorar o desempenho dos dispositivos. 

O QoE da Gemalto será inicialmente lançado para os dispositivos Android dos motoristas antes de se expandir para outras plataformas e apps dos clientes.  

"Com um sólido relacionamento com as operadoras móveis globais e um extraordinário suporte de consultoria, a parceria com a Gemalto é ideal para nos ajudar a alavancar nosso aplicativo Easy para expandir novos serviços para a indústria sem fio, e, ao mesmo tempo, ganhar um novo fluxo de receita", disse Jorge Pilo, CEO Global na Easy. 

A Gemalto alcançou receita € 3,1 bilhões em 2015 e atende a clientes em mais de 180 países. 

Com mais de 14 mil funcionários, a empresa tem  118 escritórios, 45 centros de personalização e processamento de dados e 27 centros de pesquisa e desenvolvimento de software localizados em 49 países.