Torcedor do Flamengo. Foto: .flickr.com/photos/alexcarvalho
A SAP está em contato com meia dúzia de clubes de futebol brasileiros interessados em implementar um software de gestão da companhia.
Os nomes são mantidos em segredo, mas o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, foi visto circulando no SAP Fórum, evento da empresa que reúne 9 mil pessoas em São Paulo e encerra nesta quinta-feira, 13.
Fontes ouvidas pelo Baguete apontam que são esperados também representantes do Santos e do Guarani.
O que existe de concreto até agora, no entanto, é um contrato para implantação do software de gestão para pequenas e médias Business One no Palmeiras fechado em novembro do ano passado.
A implementação é conduzida pela chilena Exxis, que chegou no Brasil em 2012 e tem entre seus clientes a Universidad Católica, um dos clubes mais populares do país.
A Exxis é o maior canal de B1 da América Latina, com mais de 500 implantações e presença em seis países, mas ainda é uma empresa relativamente pequena por aqui, com 17 funcionários, dois projetos entregues e outros 14 em implantação.
O futebol brasileiro é só uma pequena parte de uma ofensiva geral da multinacional alemã dentro do que é a 25ª vertical de mercado da empresa: a indústria de esporte e entretenimento.
"O esporte é hoje um business e a SAP tem tanta capacidade de ajudar como tem nos segmentos de bancos, varejo e manufatura", afirma Gustavo Amorim, VP de Markteting da SAP para Sul da América Latina, região que inclui o Brasil.
O grande case da empresa quando o assunto é futebol é o alemão Hoffenheim, no qual jogadores são monitorados eletronicamente durante treinamentos e o técnico usa um Google Glass para acompanhar o desempenho em tempo real.
Os atletas tem seu posicionamento em campo corrigido com uso de tablets nos quais é possível avaliar as linhas de passes e outras informações.
Os torcedores tem apps com alguns desses dados e outras funcionalidades, como comprar artigos com desconto.
No entanto, o Hoffenheim, que na última década passou do status de time amador de uma cidade de pouco mais de 3 mil habitantes para a Bundesliga, onde está hoje, é um case muito difícil de replicar.
As diferenças começam pelo fato do clube ter recebido um investimento milionário de Dietmar Hopp, um dos fundadores da SAP e também um ex-jogador do clube, o que provavelmente explica o enorme sucesso do Hoffenheim tanto quanto o uso intensivo de tecnologia.