Parque Tecnológico Itaipu. Foto: Divulgação.

Com objetivo de contribuir com polos que fomentam o empreendedorismo e a inovação no setor tecnológico, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) acaba de fechar um convênio com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que abriga a incubadora Santos Dumont. 

Com o convênio, as empresas que usufruírem do apoio dos polos tecnológicos e também se associarem à ABES recebem os benefícios como o serviço ABES Conecta!, uma plataforma de negócios entre as empresas de softwares ligadas à entidade, além de descontos para startups e plano de saúde.

Desde 2013, a ABES tem investido em incubadoras que aceleram o desenvolvimento das startups brasileiras de TI. A parceria com o PTI segue essa linha, pois a entidade acredita que a união e integração com redes de inovação e tecnologia fortaleça o setor. 

Dessa forma, a ABES oferece ao seu parceiro uma rede de suporte com representação nacional. 

“O PTI é um parque forte e representativo que tem muito a agregar como nosso parceiro. Como entidade representativa do setor de software no Brasil, temos procurado fechar cada vez mais parcerias com centros de inovação em tecnologia para, deste modo, apoiar e incentivar o desenvolvimento tecnológico no nosso país”, relata o presidente da entidade, Jorge Sukarie.

A ABES conta com cerca de 1580 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 21 estados brasileiros, responsáveis por um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.

Desde sua fundação, em 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS.

O PTI está com plano de avanços também em outras áreas. Em janeiro, o Ministério das Comunicações, a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil assinaram um acordo de cooperação para criar um “condomínio de data centers” no parque tecnológico localizado dentro da usina de energia.