Visa compra parte da Square. Foto: divulgação.

A Visa, uma das principais empresas de cartões e adquirência do mundo, comprou esta semana uma participação acionária de 9,99% na companhia - e rival - de e-payment, Square.

Segundo o Business Insider, a entrada da Visa no quadro de acionistas se deu no segundo semestre do ano passado, depois que a Square ofertou publicamente suas ações na bolsa em novembro.

Apesar de serem concorrentes no mercado de pagamentos, essa não é a primeira vez que os caminhos das companhias se cruzam. Em 2011 a Visa fez um investimento de valor não aberto na startup.

Para analistas, ao participar da Square, a Visa quer deixar suas opções abertas no segmento de e-payment. Entretanto, a empresa tem sua própria ferramenta para concorrer no segmento, o payWave, que está bem atrás da concorrente no mercado norte-americano.

"O investimento serve para a Visa ter conhecimento do crescimento da companhia, assim como potencialmente dar acesso a informações sobre as inovações acontecendo dentro da Square", afirmou Eugene Kim, do Business Insider.

Atualmente avaliada em US$ 2,9 bilhões, a Square perdeu aproximadamente 35% de seu valor de mercado desde que fez seu IPO em novembro. A empresa deverá anunciar seus primeiros resultados públicos em março.