A Tumelero acaba de implantar o Fluig. Foto: Divulgação.

A Tumelero, rede varejista de materiais de construção com 30 lojas no Rio Grande do Sul, acaba de implantar a plataforma de gestão de processos, documentos e identidades da Totvs, o Fluig.

O software funciona integrado ao sistema de gestão da companhia, desenvolvido internamente.

O projeto é uma prova que, pouco a pouco, o Fluig pode cumprir o objetivo delineado pela Totvs de ser um produto “agnóstico”, com potencial para ser vendido para clientes fora do universo de usuários do ERP da Totvs.

Dos 18 projetos com Fluig fechados pela Totvs no Rio Grande do Sul no ano passado, outros dois se encaixam na mesma categoria: a Tromink, metalúrgica de Panambi e o Moinho Nordeste, em Antônio Prado.

“A plataforma ajudará na padronização dos processos, conferindo um controle melhor e uma gestão mais detalhada do dia a dia da organização. Com processos definidos, teremos como avaliar as atividades, medir o desempenho dos funcionários e identificar os gargalos da operação”, explica Leoni Ricardo Wenzel, gerente de TI da Tumelero.

Wenzel destaca os módulos (card, na linguagem da Totvs) focados em gerenciamento de processo de negócios (BPM, na sigla em inglês) que permite o desenho de processos por meio de workflows e e de rede social corporativa da plataforma.

Outro uso do Fluig será a gestão de identidades dos colaboradores.

Para empresas como a Tumelero, adotar o Fluig permite dotar seus sistemas de gestão de funcionalidades desse tipo sem necessidade de novos desenvolvimentos ou de migrar totalmente para uma nova ferramenta.

Durante o Universo Totvs no ano passado, Laércio Cosentino, presidente da Totvs, falou do produto como como uma maneira de “cortar gordura do ERP” e “transferir funcionalidades para uma nova plataforma aberta e na nuvem”.

De acordo com Cosentino, a ideia é que os diferentes sistemas de gestão da companhia adquiridos ao longo dos últimos anos – e, como no caso da Tumelero, outros sitemas - sejam os “motores transacionais” e que o Fluig seja a plataforma onde os processos de negócio, de colaboração e outras rotinas da empresa sejam executados.

O Fluig conta com mais de 300 clientes e 250 mil usuários em todo o Brasil.

A base de usuários está em expansão, tendo triplicado desde abril do ano passado, mas ainda é pequena frente ao ecossistema Totvs: a empresa tem hoje mais de 26 mil clientes.

Em setembro de 2013, a companhia buscou um financiamento de R$ 658 milhões junto ao BNDES – o maior da sua história – e anunciou que do total R$ 58,4 milhões seriam investidos na ferramenta.

Desde então, a Totvs vem se esforçando para alavancar as vendas, com direito à criação de um canal exclusivo para as vendas do Fluig, cuja meta divulgada em agosto do ano passado era chegar a 35 integrantes até o final do ano. O resto do portfólio da Totvs é vendido por 50 franquias em todo o país.

O parceiro de maior importância divulgado até o momento é a Resource, uma das maiores integradoras de serviços de TI do país, será uma revenda do Fluig, plataforma de produtividade e colaboração da Totvs.